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quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Entenda tudo sobre telepresença na área da saúde

Segundo o especialista Éber Feltrim, essa tecnologia rompe barreiras geográficas, garantindo atendimento especializado a qualquer hora e local


A tecnologia é uma grande aliada de diversos setores, inclusive quando se trata da área da saúde. O recurso vem possibilitando, inclusive, que a telepresença se torne cada vez mais comum nos consultórios, melhorando a experiência das consultas a distância, por exemplo.

De acordo com Éber Feltrim, especialista e consultor de negócios na área da saúde e CEO da SIS Consultoria, a telepresença reproduz o encontro presencial de uma forma muito próxima da realidade. “Tanto o médico quanto o paciente têm a sensação de estarem na mesma sala por meio de uma tecnologia de holograma ou com óculos de realidade virtual”, explica.

E como essa metodologia pode ser implementada? Ele aponta que, no caso das consultas, são necessários hardware e software especializados. Trata-se de um investimento inicial alto por conta de todos os equipamentos necessários para a implementação. “O Brasil ainda se encontra em estágio inicial e isso acontece porque a internet, muitas vezes, apresenta falhas e até mesmo falta de velocidade. Mas são números que estão em constante crescimento”, destaca Éber.

Os benefícios da telepresença na saúde, por sua vez, são inegáveis, já que a tecnologia permite que as barreiras geográficas sejam rompidas, garantindo um atendimento especializado a qualquer hora e em qualquer local.  “Além disso, os diagnósticos a distância se tornam cada vez melhores devido à alta definição de imagens no caso das experiências imersivas, principalmente para especialidades em que a visão é importante para a análise dos sintomas, como no caso da dermatologia”, explica Feltrim.

Ele afirma que outro benefício é a melhora dos cuidados domiciliares com os robôs controlados a distância, sobretudo no contexto atual de envelhecimento da população. “A demanda por cuidadores está cada vez mais difícil de atender, de modo que soluções tecnológicas podem ajudar a aliviar a pressão por esse tipo de serviço”, revela.

Para o futuro, o especialista conta que uma das expectativas é que os smartphones se tornem um instrumento de acesso à saúde, com os pacientes intensificando o uso dos dispositivos móveis para acessar informações em tempo real sobre o próprio corpo. “Se você ainda não utiliza, provavelmente, conhece alguém que acompanha o número de passos e os batimentos cardíacos por smartwatch”, exemplifica.

Além disso, os dados obtidos poderão ser utilizados pelos profissionais de saúde para entender comportamentos do paciente, inclusive, do ponto de vista de adesão ao tratamento.

Paralelamente, com todos os dados disponíveis, é possível fazer um atendimento personalizado desde o primeiro contato, passando pelo diagnóstico, até todo tratamento médico. “A integração facilita e otimiza a rotina dos profissionais responsáveis pela tomada de decisão, tornando o atendimento final mais rápido e eficaz”, conclui Feltrim.


Dr. Éber Feltrim - Especialista em gestão de negócios para a área da saúde, começou a sua carreira em Assis (SP). Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.


SIS Consultoria
https://www.sisconsultoria.net/
instagram @sis.consultoria.

 


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