Especialista em
educação financeira Thiago Martello responde a pergunta e dá dicas para a Black
Friday
A Black Friday está chegando e o educador
financeiro Thiago Martello, fundador da Martello EF,
separou dicas essenciais para ajudar a gastar o menos possível. Ele conta que,
infelizmente, muitas pessoas estão endividadas neste momento, sendo que cerca
de 80% estão endividada e 30% tem pagado suas contas com atrasos e,
consequentemente, com juros.
Mas quais os motivos que levam a essa situação? Por
que esse endividamento acontece? Martello destaca que há duas razões que
envolvem o dilema. “Ou a pessoa quer antecipar o futuro ou não está preparada
para eventualidades - ou ainda, as duas coisas juntas. É normal que nossos
desejos e necessidades aconteçam mais rapidamente que nossa capacidade em gerar
dinheiro. Quando realizamos uma vontade, já começamos a querer outra coisa, mas
não conseguimos dobrar o salário de um mês para o outro. Essa ansiedade faz com
que a gente vá mais rápido em gastar do que ganhar - é onde as pessoas acabam
criando dívidas e pedindo empréstimos. Primeiro ganhe e depois gaste”,
aconselha.
Por outro lado, faz parte da vida ter problemas no
meio do caminho e por isso é preciso estar devidamente preparado. “Ter uma
reserva de emergência para quando algo acontecer. Isso é importante para não
ter que contar com o bolso do outro, onde eu tenho que pagar juros, tornando-se
um efeito cascata. Esses dois pontos se resolvem com planejamento”, explica.
Há também outros comportamentos que potencializam
esses gastos, principalmente em épocas de promoção. “Não é porque uma coisa tem
desconto que precisamos comprar”, adverte.
Thiago detalha que cerca de 80% daquilo que as
pessoas adquirem são por impulso - ou seja, oito a cada dez coisas podem ficar
paradas no fundo do armário. Por isso, é preciso pensar antes se o produto ou
serviço é realmente necessário. “Partindo do pressuposto que sim, comece a
fazer uma varredura de preços, usando os buscadores que ajudam a comparar esses
valores”, destaca o especialista.
Na Black Friday antiga, algumas lojas aumentavam os
preços antes do dia e depois baixaram para parecer desconto. “Fique atento! Tem
gente que gosta de anotar os custos em planilha, comparando por data e loja.
Tem quem prefira caderno, mas qualquer tipo de organização e planejamento é
viável. Com o celular na mão, mandar um print para você mesmo no WhatsApp, por
exemplo, pode ser uma sugestão. É muito pessoal a maneira como será realizada
essa estratégia, mas ela precisa ser feita. Hoje em dia há plataformas e
aplicativos que monitoram o preço de produtos e loja, facilitando ainda mais a
tarefa”, acrescenta.
Segundo o especialista, dados históricos do Procon
mostram que os maiores picos de reclamação são próximos ou durante a Black
Friday. Ao se deparar com situações em que o consumidor se sente lesado, é
necessário que seja realizada a reclamação de maneira oficial. Os canais para
isso podem incluir Reclame Aqui, o próprio Procon e agências reguladoras do
setor em questão, como a Anatel é para serviços de telefonia, por
exemplo.
Além de uma boa pesquisa e estar atento às letras
miúdas que dificultam o acesso a informações importantes, pode-se ainda usar
cupons de desconto, preferir lojas que deem benefícios como menores taxas na
primeira compra e compartilhar com amigos o consumo de produtos como
assinaturas ou taxas de entrega.
Thiago
Martello - Educador Financeiro, Founder da Martello Educação
Financeira, Agente Autônomo de Investimentos pela CVM e especialista em
Investimentos ANBIMA, Autor do livro “Desplanilhe-se”, Representante regional
do estado de São Paulo e Embaixador da APOEF. Bacharel em Administração e
pós-graduado em Gestão Financeira pela FGV, passou a empreender através da
Martello Educação Financeira. Já atendeu mais de 1.000 pessoas com base na
metodologia DESPLANILHE-SE; e se tornou autor do livro que leva o mesmo nome.
Thiago Martello também participou da versão brasileira do Shark Tank Brasil, a
franquia brasileira do maior programa de empreendedorismo do mundo. Atualmente
ele fala semanalmente, como especialista, para vários veículos da imprensa,
entre eles: O Globo, Estadão, Folha de São Paulo, Jovem PAN, CNN e outros. Para
sabe mais, acesse
https://martelloef.com.br/
Martello Educação Financeira
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