Confira as dicas
do Sebrae para aproveitar oportunidades de ações para chamar atenção dos
clientes durante o maior evento esportivo do mundo
A menos de um mês para o início da Copa do Mundo, é
hora de colocar o time de colaboradores em campo e preparar ações para
chamar a atenção dos clientes. Entre os setores de maior potencial no período
destacam-se bares e restaurantes, eletrônicos, turismo, serviços para festas em
geral, lojas de fantasias, manicure e pedicure, lojas de presentes, locações de
telões, locação de mesas e cadeiras, pinturas temáticas e iluminação
decorativa.
De acordo com a Pesquisa Pulso dos Pequenos
Negócios, realizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística (IBGE), 37% das micro e pequenas empresas, incluindo os
microempreendedores individuais (MEI), estão se preparando para o maior evento
esportivo do mundo.
Em segmentos como serviços de alimentação e comércio varejista, o percentual chega a 48% e 43%, respectivamente. Em média, 20% dos donos de pequenos negócios esperam aumentos de faturamento. O levantamento foi realizado entre os dias 26 de agosto e 11 de setembro de 2022, com participação de empreendedores de todos os 26 estados e DF.
Em São Paulo, a Teck Prints, empresa especializada em brindes personalizados, realiza atendimento amplo com a venda de camisetas, body infantil, copos, abridores de metal, baldes de pipoca e até kits personalizados para empresas que querem que os funcionários entrem no clima no home office.
“Os clientes compram camisa oficial e pedem para
personalizar aqui. Atendemos desde a mãe que vai fazer aniversário com o tema Copa
do Mundo até a empresa que quer um produto mais requintado. Também recebemos
pedidos de grande volume, como de um atacadão que solicitou mais de mil baldes
de pipoca com tema da Copa”, diz Eliana Gregório, sócia-proprietária da empresa
que tem lojas em Osasco e no bairro da Lapa.
Para que os donos de pequenos negócios sejam
verdadeiros craques no empreendedorismo e tenham uma estratégia definida para
marcar vários gols nas vendas, o Sebrae elaborou dicas campeãs com apoio de uma
seleção de especialistas em relacionamento com o cliente, marketing digital e
inovação. Confira:
1. Defina sua estratégia e prepara-se
A Copa do Mundo 2022 começa no dia 20 de novembro
(domingo) e a abertura costuma atrair os olhadores de todos. O clima de
celebração deve envolver os mais apaixonados por futebol e seu negócio deve
estar preparado para aproveitar o momento. Confira o calendário dos jogos e
planeja suas ações. Confira o estoque, determine seus canais de divulgação,
organize a logística, analise a concorrência, pesquise e negocie com meios de
pagamento. Ainda dá tempo de conversar com seus clientes e entender o que eles
querem consumir. Para isso, promova enquetes nas redes sociais e interaja com
seu público para levantar ideias do que poderá atraí-los e aumentar suas
vendas.
2. Inove e diferencie-se da
concorrência
Use a criatividade e o senso de oportunidade seja
qual for o seu segmento. Você não precisa ser um expert em futebol e saber tudo
sobre o evento, mas fique de olho nos fatos e acontecimentos nos próximos dias
que podem trazer visibilidade para sua marca e aproximação com seu público
final. Caso você não tenha um produto relacionado ao tema dê asas à imaginação
para criação de novos produtos ou relançamentos. Se você tem um espaço, já
pensou em criar um ambiente instagramável? Utilize o Google Trends para
conferir o que as pessoas estão buscando no Google e o período dessas
consultas, pois isso pode gerar boas ideias de produtos e postagens nas redes
sociais.
3. Invista em kits de
produtos e promoções especiais
Pense em esquema de promoções que dure todo o
período do campeonato. A final da Copa do Mundo será dia 18 de dezembro
(domingo), ou seja, teremos quase um mês intenso em oportunidade. Brinque com
as fases, com os jogos e até mesmo com as regras do futebol para um cardápio
especial, por exemplo. Pense em combos ou kits que têm a ver com o momento e se
inspire em toda a publicidade que essa mobilização pode gerar. Vale preparar um
kit torcida personalizado para a família, casais e até mesmo para os
colaboradores de empresas.
4. Capriche na divulgação
nas redes sociais
Prepare suas redes sociais para estimular seu
público durante a Copa do Mundo. Produza publicações para um pré-jogo e dedique
um tempo para interagir com seus clientes mais apaixonados pelo evento.
Aproveite recursos para promover enquetes, reagir às postagens, fazer
compartilhamentos e marcações. As redes sociais dispõem de ferramentas que
permitem acompanhar os horários de maior audiência para que você canalize
esforços para os momentos mais certeiros. Fique atento também aos direitos
autorais de marcas apoiadoras e patrocinadoras, bem como imagens de jogos e de
jogadores. É preciso ter cuidado ao usar termos e símbolos oficiais da FIFA,
pois qualquer utilização não autorizada poderá ser reclamada pelos organizadores
do evento.
5. Não esqueça que as
vendas on-line continuam em alta
As compras pela internet vieram para ficar e são
sinônimo de agilidade na vida do consumidor. Portanto, prazos de entrega mais
curtos, pagamentos antecipados e a opção de retirada na loja são estratégias
que atraem e conquistam clientes para outras compras. Neste caso, análise
estoque, prazos com fornecedores e viabilidade de delivery próprio para não
sofrer com imprevistos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário