Golpes desse tipo cresceram 186% na
pandemia, segundo o Procon de São Paulo. Especialista orienta cuidados ao fazer
pedidos e pagamentoPexels
O uso de aplicativos de delivery aumentou durante a pandemia da Covid-19. Segundo uma pesquisa da agência Edelman, promovida pelo PayPal, o número de pessoas que pedem delivery uma vez por semana saltou de 40,5% para 66,1% nesse período. Já o número de clientes que solicitam delivery todos os dias, aumentou de 14,2% para 22,1%.
Apesar de ser um serviço que economiza tempo e traz praticidade para o consumidor, é preciso tomar alguns cuidados na hora de utilizar os aplicativos, para não cair em golpes. Uma pesquisa do PROCON- São Paulo revela que golpes desse tipo cresceram 186% na comparação entre 2020 e 2021 e o prejuízo total chega a mais de R$1,3 milhão.
“A
facilidade dos aplicativos deixa as pessoas muitas vezes desatentas e sujeitas
a caírem nessas situações. O golpe pode acontecer de diversas maneiras, por
maquininhas falsas, entregadores mal-intencionados, entre outras coisas.
Pesquise antes sobre o aplicativo e desconfie de tudo que fuja do normal”,
destaca Artur Rosa, CTO da Liuv, startup de soluções digitais para bares e
restaurantes.
Para
evitar cair em golpes, Artur Rosa orienta 5 cuidados ao usar apps de delivery:
1- Não compartilhe dados
É
necessário preencher algumas informações na hora de fazer o cadastro no
aplicativo, mas desconfie sempre quando é pedido algo além do comum, como por
exemplo o entregador solicitar senha e CPF na hora da entrega do pedido. O
documento é necessário para plataforma de delivery, porém o entregador não deve
ter acesso a esse tipo de informação.
2- Fique atento ao entregador
Quando for receber a comida, verifique a identificação que a plataforma de delivery faz do entregador, caso as informações não batam, não aceite e não pague pela mercadoria.
“Cuidado
também com filmagens durante a entrega. Verifique se o entregador não está
filmando os dados do seu cartão enquanto você paga”, recomenda o CTO.
3- Desconfie de ofertas
Alguns
estabelecimentos, para conquistar clientes, fazem promoções, mas verifique com
atenção se são ofertas confiáveis. Antes de efetuar a compra, pesquise sobre o
estabelecimento na internet ou na plataforma de delivery e verifique avaliações
de outros clientes. Se encontrar reclamações não solucionadas, acenda o sinal
de alerta.
4- Verifique a maquininha
Um dos meios de pagamento mais comuns é a maquininha, mas são muitos os golpes envolvendo-a. Não faça nenhum pagamento caso o visor esteja danificado. Pode ter sido colocado um valor maior que o real.
“Caso
você opte por pagar na entrega, sempre fique atento às máquinas de cartão. Se
tiver algum sinal danificado e o visor estiver embaçado, impossibilitando
visualizar dados, não efetue o pagamento”, sugere Artur Rosa.
5- Preste atenção em taxas
Não faça pagamento de taxas extras. Nenhum valor a mais deve ser cobrado na hora de receber o pedido, a não ser que você queira dar uma gorjeta ao entregador.
“Nunca aceite pagar uma taxa extra que não
foi acordada previamente dentro da plataforma. Caso ocorra esse tipo de
situação, comunique imediatamente à plataforma e ao restaurante, para que
medidas sejam tomadas”, finaliza o especialista.
Liuv - foodtech que
tem como missão ajudar donos de estabelecimentos do ramo de food service, como
bares, restaurantes e baladas, por meio de soluções digitais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário