Inflação e os aumentos de custos enfrentados pela indústria, ao longo dos últimos 12 meses, refletem na performance negativa do setor
O setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos
registrou queda de 2,8% em vendas ex-factory de janeiro a dezembro de 2021,
em relação ao mesmo período de 2020, quando o setor apresentou
desempenho positivo de 5,8%. Para a Associação Brasileira da
Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), os dados
mostram que, em linha com os resultados abaixo da expectativa do 1º semestre de
2021, o setor seguiu enfrentando desafios ao longo do ano.
O segmento de Higiene Pessoal foi o principal
destaque e, graças aos bons resultados, impediu que o cenário
fosse ainda mais negativo para o setor. O segmento apresentou crescimento de 4,7%
em vendas ex-factory, em comparação com o ano anterior,
indicando uma intensificação dos hábitos de cuidados pessoais, que foram
reforçados para combater a Covid-19. Já os segmentos de Cosméticos
(-15,4%), Perfumaria (-2%) e Tissue (-9,4%) registraram quedas expressivas em
relação ao mesmo período de 2020.
Diante do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
(IPCA) acima dos 10% em 2021, o setor enfrentou durante o ano
uma batalha contra o aumento de custos, fechando o período com inflação média
de 3,1%, 7 pontos percentuais, abaixo do índice geral. Embora
seja um setor essencial para a sociedade, hoje, o setor de HPPC é o terceiro
setor mais tributado do país. A alta carga tributária suportada demanda enormes
esforços das empresas em absorver os constantes aumentos de custos para evitar
uma retração ainda maior da demanda de seus produtos.
“Os impactos dos aumentos de custos não foram diferentes do que
aconteceu com outras atividades econômicas de nosso país, porém, o
comprometimento da renda dos brasileiros e a consequente cautela ao decidir
como gastar sinalizam para o empresário um limite de recuperação das margens; o
setor é extremamente competitivo e trabalha focado em manter market share
pois, perder o consumidor é fácil, mas recuperá-lo é extremamente custoso”,
comenta João Carlos Basilio, presidente -- executivo da ABIHPEC.
O avanço da vacinação e a flexibilização das restrições de
isolamento social também refletiram nas mudanças de hábitos de consumo dos
brasileiros e impactaram no desempenho do setor em 2021. Dentre os produtos com
melhor performance está o Sabonete, com crescimento de 9,7%, em relação a
2020. O Sabonete em Barra segue sendo o maior mercado, com 80% de fatia de
vendas, enquanto o Sabonete Líquido, um dos símbolos do combate a Covid-19,
ganhou mais popularidade.
Desempenho de outros segmentos e categorias de produtos
Os protagonistas do setor de HPPC em 2021 foram os produtos
relacionados ao banho de forma geral. Os consumidores brasileiros seguem
investindo, por exemplo, em cuidados com os cabelos. A categoria de shampoo se
manteve em estabilidade, com alta de menos de 1%, já a categoria
de produtos para tratamento capilar, teve crescimento de 5,8% nas vendas em
2021.
Para a categoria de Cuidados com a Pele, que vinha de
uma alta de 21,9% em 2020, indicando um maior interesse do consumidor
brasileiro em cuidar da sua pele, principalmente nos momentos em que o
isolamento social foi mais intenso, sofreu queda de 12,4% em 2021.
Tal performance pode estar atrelada, tanto à redução do tempo do brasileiro
para dedicar-se aos rituais de autocuidado, por conta de uma rotina em que
atividades fora de casa voltaram a acontecer, assim como sinaliza oportunidade
de desenvolvimento da categoria e de aumento de conhecimento do brasileiro,
sobre os benefícios de longo prazo de se adotar em definitivo o hábito de
cuidar da pele.
No segmento de Perfumaria, os
indicadores apontam que as vendas caíram (-2%), mesmo com os fortes
investimentos realizados pelas empresas do setor em ações de marketing e trade
marketing. “Dada a realidade enfrentada em 2021 - um ano ainda marcado pelos
impactos da pandemia de Covid-19, o consumidor brasileiro se mostrou mais
cuidadoso e ponderado em suas decisões de compra”, afirma João Carlos Basilio,
presidente- executivo da ABIHPEC.
Associação
Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC)
[1]
Vendas ex-factory, em comparação à 2020
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