Pesquisar no Blog

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

3 dicas para uso de salto com segurança

O médico ortopedista, Dr. Bruno Takasaki Lee, especialista em pés, da capital paulista, revela que saltos podem sim ser utilizados, mas todo cuidado ajuda -- e muito -- na prevenção de lesões que muita gente nem imagina que podem acontecer a longo prazo com o calçado.

 

Tamanho do salto

Os de até 2cm não trazem grandes prejuízos já que elevam o calcanhar e ajudam a diminuir a tensão na fáscia plantar e no tendão calcâneo. “A elevação dos calcanhares leva ao deslocamento do centro de gravidade, o que gera um aumento da anteversão da pelve e, por consequência, um aumento da lordose lombar, ou seja: há um “empinamento” do bumbum. Talvez essa alteração estética seja o único benefício do uso do salto alto”.


Modelo

De acordo com o médico, quanto mais largo o salto, para aumento da estabilidade e prevenção de entorses, e quanto mais baixo o salto, para redução na biomecânica da marcha, melhor além do peso do corpo ficar mais distribuído no calçado.


Tempo de uso

Também é preciso parcimônia quanto ao período de tempo que o corpo permanecerá com o sapato. “Não é recomendável o uso de salto por muitas horas consecutivas, especialmente se for ficar em pé ou caminhando. Se você tem alguma ocasião em que o salto alto faz parte do vestuário, use apenas durante o evento. Assim, se você precisa usar salto no seu trabalho, use um calçado baixo e confortável quando estiver indo e voltando, e reserve o uso do salto para o tempo necessário”, diz.

Dr. Bruno alerta aos riscos associados ao uso de salto alto. “Por diminuir a superfície de contato do pé com o chão, a pessoa está mais suscetível a sofrer entorses do tornozelo e joelho. E o aumento do peso no antepé, aumenta as lesões por sobrecarga nessa região. Pode haver também sobrecarga muscular nas panturrilhas, coxas, joelhos e na região lombar”, avisa.

Para evitar esses efeitos adversos, a melhor forma é a prevenção com exercicoos de fortalecimento dos grupos musculares envolvidos quando se usa o salto. “Fortalecimento e alongamento da musculatura dos membros inferiores são palavra de ordem além de cuidados com a região lombar e abdômen que ajudam a reduzir os efeitos lesivos da alteração crônica da biomecânica e centro de gravidade do corpo”, diz Dr. Bruno.
 

 

Dr. Bruno Takasaki Lee - CRM: 120.229 - Ortopedista Especialista em Pé e Tornozelo. Médico formado e Especializado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tendo praticado inúmeras atividades esportivas durante sua vida, o Dr. Bruno Lee integra seu conhecimento técnico ao esportivo, unindo o conhecimento anatômico, patológico e funcional para o alcance do melhor resultado no tratamento de suas patologias. Nos últimos anos, o Dr. Bruno Lee buscou continuamente o aperfeiçoamento nas técnicas minimamente invasivas para tratamento das patologias dos pés. Esta nova técnica, em sua opinião, revolucionou e continuará revolucionando o cuidado nas patologias do pé e tornozelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados