Pesquisar no Blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Carnaval em casa: 4 óleos essenciais para relaxar

45% dos brasileiros devem passar o feriado em casa; óleos essenciais podem ajudar a descansar o corpo e a mente.

 

Com o cancelamento das festas de Carnaval por todo o Brasil, muitas pessoas pretendem aproveitar os dias para descansar. A intenção é se afastar de energias negativas, principalmente num momento em que as últimas notícias e a pandemia ainda preocupam, e tirar um tempo para si mesmo e a família. Segundo a pesquisa "Pulso Expectativa 2022" realizada pela Hibou e a Score Group, a expectativa é de que 45% dos brasileiros passarão a data em casa, pois não se sentem seguros para sair. Dos 1,8 mil entrevistados, boa parte vão aproveitar o feriado para descansar (44%), maratonar filmes ou séries (38%) ou passar mais tempo com a família (24%). 

Para Carla Dantas, especialista da Phytoterápica, os óleos essenciais são a melhor opção para esses casos, e também para aqueles que irão optar por fazer folia em casa entre amigos e família, e precisam de opções para relaxar o corpo no fim do dia. "A aromaterapia é uma maneira natural e eficaz de acalmar a mente e o corpo que pode ser feita em casa, proporcionando alívio natural do estresse e o relaxamento físico. Isso acontece porque as pequenas moléculas quando inaladas ou quando entram em contato com a pele estimulam a parte do cérebro que está conectada à memória e ao humor", explica.

Para usar os óleos essenciais existem diferentes opções, podendo ser pesquisada a sinergia e o modo que mais agrade. "É possível usar em um difusor para sentir o aroma, utilizar em sinergias com óleos vegetais para o contato direto com a pele através de massagens, ou ainda no banho, pingando 2 gotas na bucha, junto ao sabonete", explica Carla. A especialista separou, ainda, algumas opções de óleos essenciais para relaxar em casa:

 

Lavanda


A aromaterapia é a área terapêutica em que mais se usa a lavanda, por ser uma das principais fragrâncias que ajudam a promover a calma, o bem-estar e a reduzir o estresse e a ansiedade. A lavanda é vista como calmante e relaxante, podendo ser usada na pele para pessoas que sofrem de insônia ou outros distúrbios do sono. Os aromaterapeutas usam a lavanda também para tratar dores de cabeça e nervosismo ou inquietação.




Laranja

O óleo essencial de laranja é conhecido como “o óleo da alegria” na aromaterapia. Ele possui propriedades importantes que ajudam no combate ao estresse e desânimo. Tanto a variedade doce quanto a amarga tem o poder de liberar a energia estagnada no corpo, proporcionando tranquilidade e bem-estar. "Para relaxar e dormir bem, pingue 15 gotas do óleo essencial de Laranja no aromatizador elétrico e deixe na tomada a noite toda, ou pingue 1 gota no algodão e coloque dentro do travesseiro".



Bergamota


O óleo essencial de bergamota tem poder calmante e revigorante, sendo muito usado nos momentos de estresse. Serve para relaxar e acalmar a mente e o coração, além de ajudar a diminuir o sentimento de fadiga. Para relaxar o corpo, o ideal é utilizar em massagens corporais, podendo ser utilizada uma sinergia junto ao óleo de lavanda e óleo vegetal de semente de uva. 



Camomila azul

A camomila azul, conhecida por ser versátil e ótima para a saúde, é outra opção para quem busca um óleo essencial que atua como calmante natural. Além de ter propriedades benéficas que podem auxiliar no controle do estresse e contribuir para a diminuição da tensão e da ansiedade, ela também ajuda a promover o relaxamento físico e mental. "Para estimular uma boa noite de sono, o ideal é colocar cinco gotas no difusor e completar com água. Já se o objetivo é usar o óleo essencial de camomila azul na aromaterapia, na forma de massagens, você pode pingar 30 gotas em 60 ml de outro óleo vegetal", aconselha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados