Pesquisar no Blog

sábado, 26 de fevereiro de 2022

Os perigos do uso constante de laces e tranças nos cabelos durante a transição capilar

Brunna Gonçalves, do BBB22, tirou os fios artificiais e o trançado e chocou ao dizer: ficou um mês sem lavar os cabelos! A médica tricologista Luciana Passoni alerta para os cuidados com o uso desses acessórios e penteados

 

Nos últimos tempos, cada vez mais mulheres optam por passar pela transição capilar, que nada mais é do que resgatar a textura original dos fios. O desejo de abandonar as químicas transformadoras como alisamento, relaxamento, a famosa progressiva, é até as requintadas e modernas perucas lace, para assumir a beleza natural do cabelo, cresce a cada dia. É um processo em que a pessoa deixa de usar métodos artificiais para alisar o cabelo e aceita a forma natural, seja o cacheado, ondulado ou crespo.

Esse movimento da transição ganhou ainda mais força quando artistas e famosos passaram a divulgar que estavam passando pelo processo. A influenciadora e bailarina Brunna Gonçalves, participante do BBB22, passa pela transição capilar há mais de 2 anos. Fã das laces, ela não costuma ficar mais do que duas semanas com o mesmo visual. 

A peruca de tela, aliás, está se tornando a queridinha das famosas, principalmente internacionais, como por exemplo, Beyoncé. Na mala que fez para o programa, a dançarina levou sua coleção de laces e prometeu mudar de visual por lá a cada 15 dias. 

Mas, na véspera do paredão ao qual foi indicada, a mulher da cantora Ludmilla resolveu radicalizar. Na manhã de segunda, 21/2, Brunna tirou os fios artificiais e assumiu seu cacheado. Isso para ficar mais livre e poder mergulhar à vontade na piscina da casa (coisa que até então não tinha feito, preocupada com os cuidados das laces). E mais! Enquanto tirava as tranças que estavam por baixo do lace, com a ajuda de Linn da Quebrada, Brunna comentou que estava há um mês sem lavar os cabelos! 

Antes, outras participantes da atual edição do Big Brother Brasil também optaram por exibir os cabelos ao natural. Foi o caso das cantoras Maria e Linn, e da designer de unha Natália Deodato. Elas chegaram exibindo o cabelo trançado, mas acabaram tirando o penteado para ficar com o visual natural. Tendência, aliás, cada vez mais forte... E muito mais saudável para os fios e couro cabeludo. 

 

Alertas sobre o uso de laces

            Muito na moda hoje em dia, as laces, como as de Brunna Gonçalves, viraram uma espécie de acessório para muita gente. Seja para ter looks sempre diferentes, por imposição profissional (no caso de atores, por exemplo), ou para passar pelo complicado período da transição capilar. Mas é preciso muito cuidado e seguir regrinhas básicas de higiene ao optar pelo uso da peça. 

            De acordo com a médica tricologista Dra. Luciana Passoni, de São Paulo, é importante deixar o couro cabeludo respirar quando se usa lace ou tranças, além da higiene dessa região ser essencial.  “Um dos problemas de usar a lace ou tranças frequentes é ficar com o cabelo sujo, o que gera claro, o acúmulo de resíduos e do próprio sebo produzido pelas glândulas capilares. Isso provoca a obstrução dos poros e pode interferir no crescimento saudável dos fios”, alerta a médica.

            Outro ponto importante é nunca colocar a peruca com o couro cabeludo e os fios molhados, para evitar o surgimento de fungos naquela região. 

Também é recomendado o uso de produtos, cosméticos específicos, se possível profissionais, para lavar as laces. “Lave-a semanalmente, deixando secar por completo. Procuramos indicar shampoos que têm ação detox, com tecnologia para agir diretamente na raiz dos fios. E um alerta: não use o acessório 24 horas por dia e não durma com a peça! Seja por gosto pessoal ou exigências da profissão, alguns hábitos acabam comprometendo a raiz dos cabelos”, aconselha a Dra. Luciana.

A qualidade das laces e onde são colocadas é mais um item que deve ser levado em conta. A tricologista diz que é preciso ter muita atenção na qualidade da cola utilizada. Afinal, o produto pode ser tóxico para a haste do fio, o que poderá ocasionar a queda. 

“Também é preciso ter muito cuidado com a chamada dermatite de contato, que pode ser ocasionada pela cola no couro cabeludo. A paciente acaba coçando e tracionando a haste capilar, contribuindo para a quebra dos fios. O distanciamento entre a cola e a raiz do cabelo, para evitar a dermatite alérgica, e uma rotina de cuidados para lavar o cabelo com frequência e manter o couro cabeludo limpo, é importantíssimo!”, explica a médica.

 

O perigo das tranças

            Para que a lace fique bem adaptada à cabeça, a maioria das pessoas que a utilizam faz um trançado nos cabelos, como é o caso de Brunna. Só que ter essas tranças muito apertadas, seja para usar a peruca ou mesmo para exibir um visual diferente (e até disfarçar o período de transição), também pode ser prejudicial aos fios e ao couro cabeludo. 

“Os penteados muito apertados, o uso de apliques pode ser considerado fatores de risco para a alopecia de tração. A diminuição parcial de fios, nesses casos, ocorre mais próxima à testa ou acima das orelhas. Trança boxeadora, trança unicórnio, drealocks, rastafári e os coques das bailarinas estão, geralmente, associados aos danos capilares”, diz a especialista, ressaltando que tranças comuns, mais soltinhas, não provocam nenhum malefício, apenas aquelas muito apertadas e que puxam a raiz. 

Ao começar qualquer tipo de trança, é importante estar com os cabelos completamente secos para evitar a proliferação de fungos e bactérias. “As dores de cabeça e a descamação do couro cabeludo também são sintomas que podem surgir ao realizar as tranças com os fios úmidos”, alerta a especialista. 

 

Dicas ao soltar os fios

            Bem, aí a pessoa cansou da lace, das tranças e quer soltar os cabelos e exibir os fios originais, cacheados, assim como fez Brunna, Linn, Maria e Natália lá no Big Brother Brasil. Até mesmo nesse processo, a Dra. Luciana explica que é preciso ter muito cuidado e não sair arrancando tudo, de forma desordenada. 

“Não puxe, jamais, as raízes, quando for desfazer as tranças para evitar a queda. Também não tracione os fios para não os quebrar. Tenha em mente que eles estarão mais frágeis por terem ficado presos por muito tempo”, explica a tricologista. 

Outra dica muito importante e que vai garantir um cabelo mais saudável é que, ao soltar os fios e desfazer o trançado, se invista em hidratações com produtos específicos para revigorar e nutrir, massageando sempre o couro cabeludo. “Se as tranças forem mantidas por cerca de três a seis meses, dê intervalos de um mês entre um penteado e outro. E atenção, novamente: independentemente do tipo, se a trança estiver muito apertada ou for usada durante um longo tempo pode, sim, causar queda de cabelo. Portanto, tenha bastante cuidado!”, pontua a doutora. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados