Durante o Carnaval, quando muitas pessoas costumam viajar, é comum o aumento de tentativas de fraudes, que podem ser impedidas com a utilização da tecnologia
Embora os desfiles tenham sido adiados em função da
pandemia, muitas pessoas aproveitarão o período de Carnaval para viajar e
descansar. Nesta época é preciso ficar mais atento aos furtos e roubos de
carteiras e celulares. Responsáveis por armazenarem uma série de dados
pessoais, inclusive bancários, os smartphones, se caírem em mãos erradas, podem
causar um grande prejuízo financeiro aos proprietários.
Para evitar que criminosos tenham sucesso em transações fraudulentas, é de
extrema importância que o aplicativo do banco presente no dispositivo móvel
esteja protegido. Para isso, a Topaz,
empresa do Grupo Stefanini
focada em soluções financeiras, criou a Topaz
OFD Anti-Fraud Intelligence, que atua na prevenção de fraudes e
mitigação de riscos operacionais e transacionais em canais digitais como Mobile Banking, Internet Banking e
Soluções de Onboarding.
Quando furtado, o novo detentor do celular usa diversas técnicas para realizar
transações fraudulentas, como a troca do chip do aparelho e o apoderamento do
WhatsApp do usuário para dar início aos golpes. Se o app do banco não tiver um
sistema de proteção, ele também conseguirá acessá-lo e praticar desvios
financeiros. Só nos últimos três meses, a Topaz OFD foi responsável por
proteger uma série de movimentações financeiras que juntas somam o montante de R$ 1,2 trilhão.
Caso os aplicativos dos correntistas não tivessem essa solução integrada, parte
desse dinheiro poderia ter sido desviado e caído em mãos de criminosos. Para
detectar os eventos associados a possíveis fraudes, como clonagem de cartão de
crédito e movimentações financeiras suspeitas por meio de dispositivo móvel, a
solução analisa um contexto maior, se atentando às características de uso do
dispositivo, localização, habitualidade, análise transacional, valores e outras
variáveis que podem indicar um comportamento não usual, decorrente de uma
tentativa de fraude.
“A Topaz OFD utiliza um ecossistema de dados e comportamentos do usuário de
forma invisível e agnóstica, analisando as jornadas digitais dos consumidores a
partir de uma perspectiva multidimensional, que garante mais assertividade no
controle e prevenção a fraudes”, conta Flávio Gaspar, diretor de Produtos da
Topaz.
“Num cenário em que soluções digitais são cada vez mais utilizadas, os bancos
necessitam investir em tecnologias que promovam um ambiente seguro, onde os
usuários se sintam confortáveis ao acessar o Mobile Banking e que, em casos de
furtos, não tenham seu dinheiro desviado. Isso faz com que o índice de
confiança na instituição financeira cresça, e, consequentemente, aumente o
número de correntistas futuramente”, conclui Jorge Iglesias, CEO da Topaz.
Topaz
- empresa de alta tecnologia que possui a plataforma financeira mais completa
do mercado, com soluções que vão de core bancário a open finance, incluindo uma
suite multicanal e soluções para tesouraria, mensageria, combate e prevenção a
fraude e lavagem de dinheiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário