Pesquisar no Blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Autocontrole Emocional: podemos trilhar nossos caminhos sim

A psicóloga Deise Moraes Saluti explica como utilizar o autocontrole emocional, responsável por determinar muitas ações de sucesso

 

Todos buscamos a felicidade, todos desejamos ser felizes em qualquer área de nossas vidas, seja no trabalho, nos relacionamentos e em cada sonho que desejamos.

 

Porém, fica difícil obter sucesso em todas os campos de nossa vida, concorda? Errado. Sim, podemos ser felizes onde quisermos. Podemos construir autocontrole emocional e deixar que a razão e a emoção trabalhem juntas, sejam parceiras das nossas ações.

 

Se isso é possível, eu vou te ensinar cada passo que você precisa seguir.

 

 

Foco é essencial

 

Entenda comigo. Muitas coisas podem fugir do nosso controle, geralmente aquelas não dependem exclusivamente do meu autocontrole como, por exemplos, problemas de saúde, que merecem uma atenção especial e medicamentosa, a perda de um ente querido e problemas de desastres naturais, que não podemos questionar a Deus. Não é?

 

Agora, tudo aquilo que depende da minha força de vontade, da minha determinação e do meu esforço em querer que algo bom aconteça, esse sim é possível e, acredite, realmente acontece.

 

Já percebeu quando estamos determinados, tudo em volta parece colaborar? É sobre isso que quero falar. Seja determinado, seja incansável e tenha a sua mente voltada para a realização dos seus desejos.

 

Viu como começou a fazer sentido para você? Você percebe que se eliminarmos os pensamentos negativos e a falta de coragem, nossos planos são possíveis e isso não tem o menor segredo: são foco e autocontrole emocional.

 

Deposite em você mesmo autoconfiança. Acredite que é merecedor de tal projeto. Aliás, você já visualizou seu projeto realizado? Tudo precisa se organizar antes e se ver realizado projeta uma resposta positiva imediata em seu cérebro, que a partir daí começa a se reconhecer e vivenciar a realização mental. Após isso, é questão de tempo para seu projeto sair do desejo e se tornar realidade.

 

O primeiro passo você já descobriu, ou seja, se projetar nele.

 

 

O autocontrole emocional também está no planejamento

 

O passo seguinte é se organizar para receber. Sim, você deseja abrir um negócio próprio, por exemplo, entretanto, já fez todo planejamento de custos? Já foi ver o espaço? Já elaborou as tabelas de serviços? Se não fez, como você quer realizar algo que não sabe por onde começar? Faça isso agora mesmo.

 

Visualize seu sonho, a cor, o modelo, tudo conforme seu desejo.

 

Esgote seus esforços em cada sonho, faça todo o possível e o impossível, mentalize e deixe o autocontrole emocional trabalhar a seu favor.

 

O mesmo com seus relacionamentos, ou seja, não perca tempo insistindo em consertar ou recomeçar, se você consertar, ainda será possível ver as marcas e se (re)começar, continuará fazendo sempre do mesmo jeito.

 

Então, comece do zero e não peca tempo em algo que não te pertence.

 

O autocontrole emocional precisa estar ligado à razão, lembre-se sempre disso. Chegou o momento de você organizar tudo, deixar tudo pronto para ser realizado, organizar os projetos e também os sentimentos.

 

É primordial que você saiba colocar cada pessoa corretamente em seu lugar no seu coração. Cada um deve ocupar o espaço correto, uns no presente e outros no passado. Organize e verá que para ocupar seu coração, a partir de agora, deverá ser para te fazer feliz e não para te fazer sofrer. Pois quem te faz sofrer, nem um lugar merece.

 

Entendeu que a sua mente é tão poderosa que é capaz de te permitir realizar sonhos, amar e abandonar também? Isso é o que chamamos de autocontrole emocional: chega de agir apenas com o coração, sem se importar com a razão, pois há muito ainda o que conquistar.

 

 

Deise Moraes Saluti - psicóloga (CRP 06/154356 ) pós-graduada em Neuropsicopedagogia e Psicologia Infantil, além de especializada em atendimento de adolescentes e adultos. Na literatura, é coordenadora editorial do livro “Mulheres Invisíveis” (2021), da Ed. Conquista, sobre violência doméstica contra a mulher.

@dmspsicologia


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados