Professoras de
Pedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul
e Unicid orientam pais sobre a importância de atribuir
horários e estabelecer uma rotina para as crianças
Com a suspensão das aulas presenciais em todo o
Brasil diante do novo Coronavírus, (Covid-19), as crianças têm passado
muito tempo dentro de casa, sob quarentena. Com essa nova rotina, pais se veem
na obrigação de controlar e gerenciar as atividades dos filhos.
Para as professoras Magda Marly Fernandes, da
Universidade Cruzeiro do Sul e Evelyn Camponucci Cassillo Rosa,
da Universidade Cidade de S. Paulo - Unicid, ambas docentes do curso de
Pedagogia, essa nova rotina e as atividades infantis precisam ser
planejadas e acompanhadas de perto pelos adultos responsáveis.
“As crianças, assim como nós, estão vivendo dias
atípicos que não se comparam a férias, fins de semana ou feriados. Em casa, num
contexto de confinamento compulsório, o compartilhamento do espaço em comum,
incluindo o uso de programações de TV, linhas de comunicação, devem ser
organizados e reorganizados de forma contínua pelos pais. A
coerência e dosagem do trabalho escolar, das brincadeiras, e principalmente do
uso de eletrônicos agora está a cargo da família”, enfatiza a pedagoga Magda.
Para a especialista, o uso excessivo de eletrônicos
pode ser prejudicial. Magda revela que videogames, por exemplo, em si, não são
errados, e que as crianças devem ter esse tempo no seu dia a
dia, mas os pais precisam orientar os filhos sobre a
dosagem. “Sem esse cuidado, cada vez mais teremos adultos menos
críticos, mais estressados, mais solitários, depressivos e menos satisfeitos
com as coisas simples e reais do mundo, bem como nossas crianças. Já estamos
com recordes de distúrbio do sono provocado pela luz emitida dos eletrônicos.
Por consequência disso, temos a hiperatividade, falta de atenção,
ansiedade e depressão, além da obesidade e diabetes”,
argumenta Magda.
Já a
docente Evelyn Camponucci Cassillo Rosa,
da Unicid, aponta que os pais devem organizar uma rotina aos
filhos e que é primordial que se tenha uma preocupação com esses
afazeres desde os primeiros anos de vida das crianças.
“É na primeira infância que a criança está
desenvolvendo a sua personalidade. Desta forma, estabelecer a rotina ajuda
a criança a se sentir mais segura, mais confortável, mais confiante. Os
pais devem colocar a criança a par de suas atividades, permitindo que
desenvolvam responsabilidade, autonomia, organização entre outros benefícios à
sua formação”, explica.
Evelyn argumenta que sem um planejamento
ou uma rotina para o dia a dia da criança, dá a ela a
sensação de que pode fazer o que quiser, a qualquer momento, o que distancia a
criança de suas responsabilidades e prejudica o seu desenvolvimento.
“As crianças precisam ter horário definidos
para assistir TV, brincar no tablet, computador e mexer no celular. O
uso de eletrônicos sobre hipótese alguma pode ultrapassar duas horas por
dia, ainda sim respeitando cada faixa etária, que se recomenda um tempo ainda
mais curto. Obviamente, nós adultos, não vamos dar conta de tudo isso sozinhos
ou estabelecer essa rotina do dia para a noite, daí a importância do
planejar. Em substituição aos eletrônicos, os pais podem atribuir a seus
filhos, uma atividade manual, por exemplo, que são até mais divertidas e
despertam a imaginação e criatividade das crianças, do contrário,
vamos prejudicar o desenvolvimento social e emocional de nossas crianças”,
finaliza.
Universidade Cruzeiro do Sul
Universidade Cidade de São Paulo – Unicid
Nenhum comentário:
Postar um comentário