Muitas operações tiveram de ser
totalmente
inviabilizadas por falta de infraestrutura de TI adequada para o trabalho remoto
inviabilizadas por falta de infraestrutura de TI adequada para o trabalho remoto
Saiba
o que os especialistas recomendam para amenizar os prejuízos e preservar a
manutenção dos negócios
De acordo com a diretora-gerente do
Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, esta será "a
pior crise econômica desde a Grande Depressão em 1929”, que também alertou que
países emergentes e pobres como os da América Latina "estão em grande
risco". Já a Organização Internacional do Trabalho (OIT) prevê que até 195
milhões de empregos possam ser perdidos, em razão do impacto do coronavirus na
economia global.
A
experiência de viver, trabalhar e estudar em casa, com ajuda do universo
online, fez com que as pessoas passassem a ter nova relação com ambientes
analógicos e físicos. No entanto, muitas empresas não estão conseguindo manter
suas rotinas e trabalhar remotamente.
Segundo
Alexandre Azevedo, especialista em tecnologia e vice-presidente da Think,
empresa brasileira provedora de serviços de outsourcing de infraestrutura de
TI, as companhias estão tendo que aprender algumas lições para sua própria
sobrevivência.
“Os
empresários foram pegos de surpresa com os impactos da pandemia. A falta de
maturidade digital não é exclusividade das micro e pequenas, as médias e
grandes também sofreram danos e a atividade econômica não tem alternativas para
manter suas tarefas no ambiente digital e de forma segura”, avalia Azevedo, que
listou algumas lições que as empresas terão que aprender com a pandemia.
LIÇÃO
1: TENHA UMA ESTRATÉGIA DIGITAL
É
fundamental a manutenção dos negócios, mesmo que de formas alternativas. Ter
uma estratégia para realizar o trabalho remotamente por meios digitais é o
desafogo para manter o ‘carro andando’ em meio a esta grande adversidade.
Existem diversas soluções acessíveis e simples que podem ser grandes aliadas do
empresário, principalmente de vendas e serviços.
LIÇÃO
2: PREZE PELA SEGURANÇA DOS SEUS DADOS
Todo
o cuidado é pouco. Para evitar perdas e danos à segurança digital das empresas
durante o trabalho remoto, as empresas precisam investir no uso de VPNs
(Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual), além de manter uma política
de segurança concisa e eficiente. Tanto implementar soluções como antivírus e
firewall atualizados constantemente, quanto criptografar informações mais
sensíveis, como dados bancários, senhas etc.
LIÇÃO
3: EAD TAMBÉM SERVE PARA OS NEGÓCIOS
Muitas
atividades podem ser realizadas por meio de plataformas de Ensino à Distância:
treinamentos corporativos, aulas de academia, consultas com especialistas
(psicólogos, médicos, nutricionistas), além de atendimentos em geral como os
realizados em cartórios, por exemplo.
LIÇÃO
4: FOCO NA EXPERIÊNCIA DO CLIENTE
No
varejo, por exemplo, muitas lojas estão conseguindo aderir ao e-commerce na
totalidade da sua operação de vendas. Para isso, é fundamental que User Experience (UX)
possibilite ao cliente a eficiência durante a compra. Links dedicados e
soluções de Content Delivery Network o site fica com maior disponibilidade,
sendo possível realizar mais vendas, com menos custos, através de uma navegação
mais ágil e segura, melhorando o ranqueamento no SEO (Search Engine Optimization -
otimização para mecanismos de busca).
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