Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

CRIANÇAS E ADOLESCENTES DEVEM TER ROTINA DIÁRIA BEM DEFINIDA PARA GARANTIR DESEMPENHO E PRODUTIVIDADE ESCOLAR DURANTE TODO O ANO LETIVO



Para que o ano seja produtivo e o aluno garanta boas notas sem passar qualquer sufoco, a rotina escolar, foco e concentração são fundamentais para atingir esse objetivo. “É justamente durante o período de férias escolares que os jovens devem fazer uma pausa para descansar, higienizar a mente e recarregar as "baterias" para o ano seguinte. Porém, ficar cerca de dois meses sem visitar nenhum conteúdo escolar pode trazer prejuízos para o ano letivo. A sugestão é manter algumas rotinas de estudo, principalmente a leitura, pois a mesma amplia o vocabulário e estimula a boa escrita”, sugere Sueli Conte, diretora psicopedagoga do Colégio Renovação.

Outra sugestão muito eficaz é voltar à rotina gradativamente nos 15 dias anteriores ao início das aulas. Isto é, acordar próximo ao horário habitual, ter de uma a duas horas diárias de leitura e resolução de atividades das disciplinas com maior grau de dificuldade. Isso ajudará muito no retorno às atividades escolares.

Algumas dicas são importantes para seguir com uma rotina eficiente:

- Dicas para concentração:

Sono: dormir e acordar sempre no mesmo horário, pois o corpo já estará sempre "programado" e mais desperto para as atividades. Para os jovens, o ideal é dormir de 9 a 10 horas, com qualidade, para um bom aproveitamento escolar (reforçar esse item, pois vejo uma grande dificuldade dos jovens dormirem bem a noite por conta das redes sociais). A falta de sono prejudica muito a concentração.

Alimentação: já é cientificamente comprovado que uma alimentação saudável não ajuda apenas no desenvolvimento corporal, mas também no desenvolvimento cognitivo. Um aluno com alimentação saudável terá mais vitaminas e nutrientes disponíveis para o processo de aprendizagem. Uma dica bacana é evitar alimentos açucarados em excesso na hora do estudo. Ele trará energia momentânea, porém cansado e com sonolência logo em seguida, dificultando o foco e a sustentação da concentração!

Lazer: ter uma atividade de lazer ou esportiva ajuda muito a canalizar as energias e proporcionar foco. O ideal é o equilíbrio entre estudo, lazer, descanso e alimentação.

Ao longo do ano, ter uma rotina regrada para garantir resultados positivos é muito importante e os pais podem ajudar neste processo. A rotina é essencial e vale, ainda, para estudo, sono, boa alimentação, etc. “A rotina ajuda os jovens a organizarem a vida. Permite que eles consigam equilibrar estudo, prazer, saúde, amizades. Muitas vezes as dificuldades escolares aparecem, pois o aluno não consegue definir prioridades e acaba por priorizar atividades apenas de prazer em detrimento das obrigações. Os pais podem e devem ajudar os filhos a organizar sua rotina diária. Fazer um quadro definindo horários e atividades em conjunto com o filho é essencial para ajudar o jovem a se organizar”, comenta a educadora.

E para evitar que ruídos atrapalhem na rotina, a educadora do Colégio Renovação, Sueli Conte, comenta: “Podemos dizer que as redes sociais e a internet atrapalham sim, e muito, a rotina. Porém, não é uma questão de exclusão da vida do jovem, apenas de definição de quantidade de horas que o mesmo destinará ao seu dia. Definir metas com o filho e obrigações a cumprir primeiro para depois ter o lazer é essencial!”.

As atividades extracurriculares são importantes e contribuem para a construção de uma rotina equilibrada, porém nada em excesso é bom. O ideal, segundo a educadora Sueli Conte, é inserir na agenda do jovem as obrigações. Por exemplo: escola, sono, rotina de estudo em casa para tarefas, uma atividade esportiva e prazerosa e avaliar se sobra tempo para outras propostas. O ideal é que o jovem tenha qualidade e não quantidade de atividades. O equilíbrio é o mais importante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados