Em tempos de relações digitais e inteligência artificial, a
inteligência emocional ganha espaço e tem sido amplamente discutida em aspectos
que envolvem o convívio social como escolas, cursos, faculdade e trabalho. A
esfera corporativa envolve profissionais desde os níveis operacionais até a
alta direção, fato que torna as habilidades de inteligência emocional
essenciais para quem deseja crescer na carreira. A diretora da Febracis
Campinas, Lilian Carmo, pontua quais são essas 5 habilidades:
Conheça as suas emoções
Entenda qual emoção move as ações, ou seja, qual energia vibracional move seu acordar, sua tomada de decisão, suas relações interpessoais e até mesmo o alcance das suas metas. Ao identificar os seus sentimentos e associá-los às suas ações e resultados, é possível entender o próprio padrão de comportamento e ajustá-lo conscientemente a fim de conquistar melhor qualidade de vida, melhores relações interpessoais e, consequentemente, mais resultados na carreira e nos negócios.
Use as emoções a seu favor
Após entender quais emoções fazem parte do seu dia a dia, quais emoções te levam a agir e quais resultados obtém quando usa cada uma delas, você poderá canalizá-las para melhorar resultados. Em um momento de ansiedade e stress no trabalho, busque encontrar as melhores ações no presente e foque no agora. Planeje o seu dia com um pequeno olhar para o futuro, com o intuito de adequar rota. Parar de sofrer pelo futuro e olhar para o presente com ações planejadas já proporcionam a redução da ansiedade. É aqui que muitos executivos têm buscado formação em mindfulness, ferramenta que ensina a conectar com o agora.
Busque se auto motivar
O motor propulsor do seu desenvolvimento precisa estar atrelado ao seu propósito de vida, ou seja, a sua razão de ser e existir. Descubra o que verdadeiramente te faz acordar feliz e invista nas tarefas que te aproximam deste propósito. Quando você entende que pode fazer a diferença em qualquer tarefa que realize, passa a tornar a concorrência irrelevante. Porém, isso só é possível se você buscar “mover-se para a ação” diariamente. Neste caso, o melhor combustível é realizar as tarefas com amor e atenção aos detalhes, destacando sua excelência e garantindo empregabilidade mesmo em tempos de crise.
Desenvolva a empatia
Aprender a se colocar no lugar do outro, entendendo como este “outro” pensa e sente, é uma importante ferramenta para quem lidera e influência equipes. Isso diferencia líderes de chefes, afinal enquanto chefes se preocupam apenas com tarefas, KPIs e metas, os líderes inspiram e engajam pessoas a alcançarem desafios maiores. Líderes usam as emoções a seu favor, engajam as pessoas a alcançarem indicadores e metas audaciosas, felizes e motivadas a dar o melhor de si em prol do time e da empresa. Um funcionário engajado, quando entende que é um importante agente de mudança e transformação, faz por si, pelo seu líder e pela sua empresa.
Conecte-se com outras pessoas
Sozinho você pode até ir mais rápido, porém, não irá longe. Um profissional de referência é aquele que faz junto, que cresce e contribui com os outros, para que estes também cresçam. O sucesso na carreira e nos negócios exige, cada vez mais, estar envolvido e conectado com outras pessoas, afim de alcançar resultados e metas pessoais ou profissionais. Se você quer crescer na carreira, terá de aprender a se conectar e extrair o melhor de si e dos outros.
www.febracis.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário