Pesquisar no Blog

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

4 dicas para a tosa do seu cão nesse verão


Especialista em banho e tosa da ComportPet Rafael Oliveira dá dicas para os tutores deixarem seus pets fresquinhos na estação mais quente do ano, sem prejudicar a saúde e o bem-estar dos bichinhos

 Créditos: Envato Elements


Durante o verão, é comum as pessoas procurarem alguma maneira para se refrescarem e se protegerem do sol e das temperaturas intensas da estação. Da mesma forma, os cachorros também necessitam de  cuidados especiais e de maior atenção por parte de seus tutores durante esse período do ano, já que não conseguem se comunicar verbalmente com eles.

A forma mais eficiente que os cães encontram para se refrescar é através da respiração, uma vez que eles não têm muitas glândulas sudoríparas e não conseguem fazer isso através do suor. Assim como a respiração, a pelagem dos bichinhos ajuda a equilibrar a temperatura corporal deles. Por isso, é necessário que os tutores conheçam todos os cuidados na hora da tosa do seu “melhor amigo”, principalmente nessa estação, na qual as tosas costumam ser mais frequentes.

O especialista em banho e tosa da ComportPet Rafael Oliveira explica a importância de manter a pelagem mais curta nesse período: “Assim como intensificar os banhos, a tosa ajuda não só no controle do calor excessivo do animal, mas também no combate às pulgas e feridas causadas pelas altas temperaturas e pela umidade elevada”, comenta o especialista.

Porém, é necessário que os tutores tenham muito cuidado na hora da tosar seus cachorros, a fim de que não a façam de maneira inadequada, colocando a saúde deles em risco.

O especialista dá algumas recomendações para a hora de tosar o cãozinho:


Fique atento às particularidades de cada raça

A tosa facilita muito a manter a higiene do seu cão, especialmente no verão. Porém, é importante que os tutores saibam as peculiaridades de cada raça, para que não prejudiquem o seu bichinho na tentativa de refrescá-lo das altas temperaturas.

Já para os cães da raça Golden Retriever, a tosa recomendada é a conhecida como “trimming”, que se baseia na retirada de excessos de pelos no dorso, aparação dos pêlos das patas, parte traseira, orelhas e tosa higiênica, sendo um trabalho manual e minucioso, que pode levar horas para ser realizado. “Esse tipo de tosa é recomendada para os Goldens em qualquer época do ano, mas no verão vale deixar sempre a tosa em dia, devido ao calor”, recomenda o especialista.

Outras raças que se beneficiam com a tosa, principalmente no verão, são os das raças Poodle, Lhasa Apso, Shih Tzu, Schnauzer, Maltês, Cocker Spaniel e Yorkshire. “Eles têm pelagem longa, e durante o verão podem se molhar e se sujar com mais frequência, causando mau cheiro e dermatites”, explica Oliveira.

Em contrapartida, existem raças que não devem ser tosadas nesse período do ano, pois há riscos de o crescimento normal dos pêlos ser prejudicado. “É o caso de raças como Lulu da Pomerânia, Shiba, Akita e Chow Chow, que perdem naturalmente parte da pelagem nessa época do ano para sentirem menos calor”, comenta o especialista.


Somente a tosa não é eficiente para alívio do calor

Quando tosados no verão, os cães se sentem muito mais felizes, dispostos e animados. Mas, apesar de proporcionar conforto, somente a tosa não é eficiente para aliviar o calor de seu pet.

“Independente de estar tosado ou não, o cãozinho deve ter seus pelos sempre escovados, para eliminar pêlos mortos, e ser mantido em lugares com sombra para se protegerem da exposição ao sol, além de água em abundância, sempre fresca. Nesse período, inclusive, pedras de gelo na água são muito bem-vindas”, explica o tosador.

Outro cuidado importante é disponibilizar um tapete gelado ou superfície mais fresquinha na qual o cão possa se deitar e se refrescar.


Cão que tem medo da tosa

Alguns cães podem ficar assustados na hora da tosa, por diversos motivos: ser manipulado por alguém que não conhece, barulho da máquina de tosa, ou simplesmente por estar em um ambiente desconhecido.

Para esses casos, o profissional indica que o tutor tente acostumar o cão ao local e à tosa aos poucos. “Oferecer petiscos ou brinquedos antes e depois da tosa pode ajudar o cão a associar aquele momento a algo positivo. Outra dica é escolher um local e um profissional de confiança e levar o animal sempre ao mesmo local. Dessa forma, ele não ficará estressado a cada vez que chegar em um lugar novo para ser tosado”, indica Oliveira.


Na dúvida, consulte sempre um profissional

Conforme já citado, cada raça possui a sua individualidade em relação à tosa. Então, caso surja qualquer tipo de dúvida em relação ao assunto, a melhor opção é consultar um especialista.

“O veterinário pode fornecer dicas a respeito da pelagem de seu cãozinho. Além dele, o profissional de tosa e banho da clínica ou do pet shop também é preparado para saber quais raças devem manter a pelagem mais longa ou mais curta, se a tosa durante o período deve realmente ser feita ou não, e qual o melhor tipo de para determinada raça, se é a higiênica ou bebê, por exemplo”, finaliza.





Cleber Santos - Especialista em comportamento animal, atua como adestrador de cães há 12 anos, quando cuidava do canil de treinamento durante o serviço militar. Trabalhou para grandes canis do interior de São Paulo, treinando cães de policiais de todo o Brasil. Além da experiência profissional, fez diversos cursos, estágios e especializações, inclusive em outros países - Canadá, Estados Unidos, Argentina, Chile e Alemanha. Desde 2010, está também à frente da ComportPet, centro que oferece consultoria comportamental, adestramento e serviços de hotelaria e creche, além de atendimento veterinário, estética animal e terapias alternativas para pets, como a musicoterapia. É um dos únicos profissionais do Brasil que também adestra gatos, e vem sendo requisitado como adestrador de pets de famosos, entre eles o DJ Alok.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados