Não, você não precisa necessariamente
ter um e-commerce para vender um produto online. Se você é um pequeno ou médio
empreendedor, as redes sociais podem ser uma saída mais econômica e eficiente
para o seu negócio.
A cada dia, surgem novas ferramentas
nas redes sociais. Muitas delas direcionados para vendas online em razão dessa
tendência de se consumir cada vez mais pela internet, com apenas um clique no
smartphone. E já que mais de 93 milhões de brasileiros estão online nas redes
sociais, por que não aproveitar para vender algo a eles?
Estudos já revelam que as redes
sociais assumiram um papel importante nos novos padrões de consumo. A previsão,
de acordo com um estudo do banco Barclays, é que até 2021, 41% dos consumidores
sejam influenciados pelas redes sociais, ou as usem para realizar compras.
Mas é importante salientar que o
segredo para o sucesso estará, inicialmente, na estratégia que você vai
utilizar para atrair vendas e no esquema de atendimento ao cliente e de
logística para que todo o processo de venda aconteça sem nenhum erro.
Um ponto importantíssimo é passar
credibilidade ao consumidor, de forma que ele tenha segurança no produto que
estará consumindo pela rede social. Ele tem de saber se o produto ofertado é
realmente como ele pensou que fosse. Por isso, nos meus cursos e palestras,
costumo orientar meus alunos sobre a importância de se achar meios para mostrar
cada detalhe do produto oferecido ao seu público alvo. Vídeos, lives, fotos
mais aproximadas, disponibilizar medidas e mostrar semelhanças servem como
método para orientar o cliente sobre o produto que está consumindo.
Outro fator indispensável para quem
pretender vender pelas redes sociais é mostrar que se trata de uma empresa
séria e que o consumidor não será engado após efetuar o pagamento. Depoimentos
e fotos postadas por clientes e um atendimento eficiente podem fazer a
diferença na hora da decisão de compra.
Para finalizar, quero que saiba que
ter o seu próprio negócio nunca se tornou tão fácil com as ferramentas
oferecidas pelas novas mídias. Para começar na direção certa, você só precisa
conhecê-las e traçar uma estratégia adequada para o seu produto. Para receber
algumas dicas gratuitas ou tirar dúvidas sobre o seu negócio online, me siga
no Instagram e Facebook.
Ana Tex - Empreendedora, palestrante e
consultora em marketing digital com presença constante em grandes eventos do
setor, ao lado dos principais especialistas da área. Ana é considerada por
muitos a principal autoridade em novas mídias e especialista reconhecida por
entender as novas tecnologias e transmiti-las de forma simples, rápida e
descomplicada. Ana Tex desenvolve cursos e infoprodutos com foco em aumentar a
audiência e o faturamento de empreendedores. A especialista é autora dos
cursos: Turbotex,
InstaNegócios, VideoTex, PeriscoTex e Whatsapp para Negócios.
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