Em 1996,
especializei-me em Psicopedagogia pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos
Aires (EPSIBA) com ninguém menos que a argentina Alicia Fernández, falecida em
2015, mas que ainda hoje continua sendo uma das psicopedagogas mais consagradas
no mundo, referência para profissionais também de áreas afins, como a
Psicologia e a Pedagogia. Como os ensinamentos de Alicia estão intimamente
ligados a toda concepção de Psicopedagogia, já que ela foi uma das precursoras
da matéria, vou contar um pouco sobre sua história e meu aprendizado com ela.
Já que estamos
tratando de hipismo como um importante instrumento para o crescimento e
motivação, também gostaria de falar um pouco sobre a influência da
Psicopedagogia nesse processo de desenvolvimento e aprendizagem,
principalmente, para crianças e adolescentes.
Em 1996,
especializei-me em Psicopedagogia pela Escuela de Psicopedagogia de Buenos
Aires (EPSIBA) com ninguém menos que a argentina Alicia Fernández, falecida em
2015, mas que ainda hoje continua sendo uma das psicopedagogas mais consagradas
no mundo, referência para profissionais também de áreas afins, como a
Psicologia e a Pedagogia. Como os ensinamentos de Alicia estão intimamente
ligados a toda concepção de Psicopedagogia, já que ela foi uma das precursoras
da matéria, vou contar um pouco sobre sua história e meu aprendizado com ela.
A Psicopedagogia
estuda o ato de aprender e ensinar, considerando as realidades interna e
externa da aprendizagem, tomadas em conjunto. Também busca a construção do
conhecimento em toda a sua complexidade, sempre equilibrando os fatores
cognitivos, afetivos e sociais implícitos. O conceito de aprendizagem é
fundamental na teoria psicopedagógica por permitir descrever e compreender a
forma pessoal com que cada indivíduo convive e relaciona-se com o objeto de conhecimento. O
estudo sobre a aprendizagem humana foi fortemente influenciado por Alicia. A
partir de seus estudos, não apenas compreendeu-se melhor a indissociabilidade
entre as dimensões conscientes e inconscientes do pensamento, como também surgiu
uma concepção mais complexa do sujeito da aprendizagem, “aquele que não se
limita ao aluno, mas ao sujeito “aprendente”, que a partir do vínculo com o
outro, torna-se capaz de se reconhecer ativo em sua história e de se
responsabilizar pela autoria de seu pensamento”.
Alicia desempenhou
papel fundamental no desenvolvimento e formação de psicopedagogos em todo o
mundo, especialmente, na América Latina e em Portugal. Por meio de
abordagens originais e transformadoras, ela procurava estudar o que chamava de
“autoria do pensamento e modalidades do conhecimento”. Seus livros — “A
mulher Escondida na Professora”, “A Inteligência Aprisionada”, “O saber em
jogo”, “A Atenção Aprisionada” e “Os Idiomas do Aprendente”, — são base teórica
de muitos estudos na área.
Para ela, “quando se trata de aprender e ensinar, não basta ter conhecimentos
da matéria a ser transmitida, ou de Pedagogia e mesmo de Psicologia, pois é necessário que os educadores compreendam,
interajam e consigam interligar todos esses conhecimentos na prática educativa.”
O estímulo feito por um psicopedagogo durante a educação
infantil faz-se fundamental, uma vez que o aprender brincando e o experimentar
coisas novas levam a importantes conquistas e descobertas, o que facilita na
construção do pensamento e no desenvolvimento de conhecimento, além de evitar
problemas futuros.
Tive a sorte de
estar entre os profissionais que conviveram e aprenderam com Alicia Fernández
e, por isso, consigo compreender na prática o motivo pelo qual o esporte
hipismo tem requerido cada vez mais a atuação de psicopedagogos, bem como
contribuído para o desenvolvimento e a aprendizagem dos seus praticantes.
Maria Cristina Basile Palermo
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