Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Guia prático para foliões se divertirem sem maiores prejuízos à saúde nesse Carnaval





Aproveitar os quatro dias da festa mais esperada do ano de forma saudável requer um preparo prévio, durante e até mesmo pós-Carnaval.  A maratona de diversão provoca um desgaste considerável em nosso corpo, que pode ser minimizado com algumas precauções simples. Confira as dicas da Beneficência Portuguesa de São Paulo para aproveitar bem todos os dias de bloquinhos de rua, micareta e desfiles de escola de samba.

Hidrate-se todo o tempo
De acordo com a nutricionista da Beneficência Portuguesa, Miriam Martinez, é necessária uma hidratação profunda, de 2 a 3 litros de água por dia. Isso porque, nesse período perdemos muito liquido com o calor e exercícios intensos. Sendo assim, beba muita água, isotônico, água de coco e suco de frutas. Principalmente, as pessoas que transpiram muito. Já que no suor perdermos cloro, magnésio, potássio e sódio, e isso precisa ser reposto.

Use roupas leves
O Carnaval ocorre durante o verão, por isso evite roupas pesadas ou tecidos quentes. Utilize também roupas soltas, que não incomodam durante a movimentação.

Comidas leves cai bem
Nesse quesito, a preparação para o Carnaval precisa começar antes mesmo da festa, já que o estresse causado para nosso metabolismo, as noites mal dormidas e calor podem prejudicar muita nossa saúde.
Antes
Antes de ir para a festa ingira carboidratos complexos para recarregar o corpo de energias. “Legumes, frutas e verduras também são ótimas opções para combater o estresse causado no corpo pela intensidade do Carnaval, já que possuem radicais livres. Quanto mais colorida a alimentação, mais conseguimos englobar as vitaminas e minerais necessários”.
Durante
Na hora da festa torna-se difícil se alimentar de três em três horas. Uma opção rápida para manter a alimentação saudável é apostar nas sementes oleaginosas, como as nozes, pistache, castanhas, que são saborosas, ricas em antioxidantes e energéticas.  As barras de cereais e frutas secas também são boas opções e fáceis de carregar.
Pós-festa
Lembre-se: Mantenha uma alimentação leve mesmo após a folia, facilitando a digestão e ajudando a recuperação do estresse metabólico.

Cuide dos seus pés e aproveite todos os dias de folia
O escalda-pés vai salvar a sua folia do dia seguinte. Em um recipiente coloque água morna e permaneça com seus pés dentro durante 20 minutos. Eles vão ficar novos em folha pra o dia seguinte.

Proteja sua pele
Não é praia, mas não esqueça o protetor solar, e o fator mínimo deve ser 30.  Além disso, use bonés e óculos. Aproveite para o momento e capriche nos adereços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados