Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 05 de fevereiro




Sentimento de medo impede que mais mulheres realizem a mamografia

O Dia Nacional da Mamografia é comemorado em 05 de fevereiro.  “O objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância de realizar o exame para a detecção precoce do câncer de mama, uma das principais causas de morte entre mulheres no Brasil”, conta a mastologista Drª Milca Chade. Para que a execução da mamografia de rastreamento traga benefício à mulher, um resultado anormal no exame deve ser seguido de investigação imediata (com exames adicionais) e tratamento apropriado em tempo hábil, entre 30 e 40 dias diante de um eventual diagnóstico de câncer.
Segundo a especialista, algumas das barreiras à aderência das brasileiras na realização regular da mamografia são: "medo de sentir dor durante o exame, receio da possibilidade de descobrir um câncer e o estigma social da doença e a insegurança do resultado vir errado."
“Estão no grupo de risco pacientes com familiares próximos que tiveram câncer de mama e/ou ovário em idade precoce (antes dos 50 anos)", esclarece Drª Milca. Essas pacientes devem iniciar o rastreamento mais cedo, sob orientação de um especialista (preferencialmente um mastologista). Elas podem ter indicação formal para fazer rastreamento com ressonância nuclear magnética caso seja confirmado que elas pertencem ao grupo de risco elevado.
A ressonância é recomendada mundialmente como complemento à mamografia. Além de todos esses cuidados citados para o rastreamento de pessoas supostamente saudáveis, todas as mulheres que notarem alguma alteração nas mamas, devem buscar imediatamente um médico, não precisando esperar pelo próximo exame anual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados