Pesquisar no Blog

quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Carnaval sem DST’s: saiba tudo e se proteja





Carnaval chegando, calor, festas, bebidas, viagens e, claro, sexo. É nessa época e nesse cenário que as DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis) aparecem e que o Ministério da Saúde reforça as campanhas para o uso de preservativos. Seja por influência de bebidas alcoólicas ou pelo calor do momento, homens e mulheres acabam deixando a camisinha de lado e se expondo à doenças.
Apesar de serem inúmeras as doenças que podem ser contraídas por meio de relações sexuais, a Aids ainda é a que mais preocupa as pessoas. Segundo o Dr. Alex Meller, urologista chefe da Clínica Unix, o único método realmente eficaz de prevenir o contágio é o uso do preservativo em 100% das relações. “Frequentemente os pacientes relatam que na hora da excitação acabam não pensando nas consequências e “deixam rolar”, e este é sem dúvida o maior erro de todos, pois estas doenças podem ser transmitidas durante sexo oral, vaginal ou anal sem uso de camisinha”, explica Dr. Alex Meller, Urologista da Clínica Unix.
As DST são as doenças transmissíveis mais comuns encontradas no mundo. Segundo estimativas do Ministério da Saúde, mais de cinco milhões de pessoas são portadoras deste tipo de doença apenas no Brasil. Entra as mais comuns estão sífilis, gonorreia, clamídia, herpes genital e HPV. 
"Qualquer pessoa sexualmente ativa pode contrair mais de 20 doenças sexualmente transmissíveis já identificadas”, afirma Dr. Alex. Porém, a maior parte das novas infecções ocorrem em pessoas de 15 a 24 anos, enquanto os sintomas mais comuns podem variar entre os sexos. 
Segundo o urologista, nos homens, as DSTs mais comuns são balanites, verrugas virais, uretrites e doenças transmitidas pelo sangue: sífilis, hepatite e HIV. Já, nas mulheres, clamídia, gonorréia, tricomoniase e herpes genital são as mais detectadas. “As balanites são irritações que acometem a pele do prepúcio e da glande, mais comumente causadas por fungos (Candida albicans) e bactérias (Gardnerella). As verrugas por vírus HPV e herpervírus. As uretrites acometem a uretra causando dor e desconforto ao urinar, associado a corrimento uretral, mais comumente causado por Neisseria ghonorreae (também conhecida como gonorréia) e Clamydia trachomatis.”, explica Dr. Alex. 
É importante lembrar que as doenças sexualmente transmissíveis dificilmente podem ser vista a olho nu. Por isso, para ter certeza que se cuidou corretamente neste período, é indicado que procure os postos de saúde, já que a maioria das doenças, quando descobertas no início, tem cura.
Proteja-se e tenha um carnaval sem riscos. 



Dr. Alex Meller – Urologista e especialista em cálculo renal da Clínica Unix. Graduado em Residência Médica em Cirurgia Geral pela  Hospital São Paulo, UNIFESP – EPM e pós graduado em Urologia pelo Hospital São Paulo, UNIFESP – EPM. Possui experiência profissional como Urologista chefe do Hospital Estadual de Diadema, Membro da equipe de Litotripsia Extracorpórea do Hospital São Paulo, Coordenador da equipe de Urologia do Convênio Santa Helena Saúde, membro da equipe de Litotripsia Extracorpórea do Hospital do Rim e Hipertensão, UNIFESP/EPM, Médico assistente da Disciplina de Urologia da UNIFESP-EPM e membro do corpo clínico como urologista do Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Alemão Osvaldo Cruz, Hospital São Luiz, Hospital Santa Paula, Hospital Santa Catarina e Hospital 9 de Julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados