Pesquisar no Blog

sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

Sintomas do trato urinário atingem 35% dos homens brasileiros com mais de 40 anos, segundo enquete






Inquérito inédito da Sociedade Brasileira de Urologia revela que 56% da população masculina desconhece a doença LUTS, que atinge tanto a bexiga quanto a próstata

Uma enquete inédita, realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com o apoio da Astellas Farma, revela que 56% dos homens em todo o País ignoram os sintomas do trato urinário inferior e 71% deles já tiveram problemas ao urinar¹. Os chamados LUTS (do inglês Lower Urinary Tract Symptoms), que acomete tanto a bexiga quanto a próstata, atingem 35% dos homens brasileiros entrevistados e são responsáveis por desencadear o aumento da frequência urinária nos pacientes, que implica na necessidade de acordar várias vezes no meio da noite para ir ao banheiro, além da sensação de que a bexiga não ficou completamente vazia mesmo após urinar2.
“O aumento da próstata e as alterações da bexiga também podem ser responsáveis pelo surgimento de sintomas urinários com a idade. É preciso informar a sociedade sobre os tratamentos existentes”, explica Dr. Carlos Sacomani, urologista e diretor de comunicação da SBU.
Saiba diferenciar os sintomas:


Segundo Cristiano Mendes Gomes, professor associado de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), o tratamento existe. “Tudo depende da causa, da intensidade dos sintomas e de quanto eles estão incomodando. Em alguns casos, mudanças de estilo de vida, que incluem evitar o consumo excessivo de líquidos, melhorar o funcionamento do intestino ou perder peso podem ajudar. O adequado controle do diabetes e de outros problemas endocrinológicos também é importante, assim como o tratamento medicamentoso. Nos casos mais graves, algumas cirurgias de próstata ou bexiga podem ser necessárias. Mas, de um modo geral, as medidas tomadas promovem uma grande melhora dos sintomas”, explica..
 
Sociedade Brasileira de Urologia - www.sbu.org.br/publico
Astellas Farma Brasil
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados