Pesquisar no Blog

terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Falta de higiene bucal pode afetar o coração




  
Se as bactérias da boca caem na corrente sanguínea de um paciente com histórico de doença cardíaca, existe risco de morte

As bactérias que causam infecções na boca – como as cáries e a periodontite – podem atingir o coração pela corrente sanguínea e causar endocardite bacteriana, doença que atinge as válvulas cardíacas. O alerta é do gerente de Odontologia do Seconci-SP (Serviço Social da Construção) Jefferson Podestá Brandão.
A doença periodontal é uma infecção da gengiva e do osso ao redor dos dentes causada por bactérias da boca. “À medida que ela avança, os sintomas podem incluir dentes frouxos, mau hálito ou gengivas que sangram. A infecção é grave quando o paciente tem alguma predisposição cardíaca, uma lesão na válvula ou algum problema congênito”, explica Brandão.
Quando as bactérias ficam sobre os dentes por muito tempo, elas criam uma camada conhecida como placa. “É fundamental escovar os dentes sempre após as refeições. Em 24 horas, a sujeira nos dentes pode se transformar em uma placa e somente um dentista consegue retirá-la”, lembra o especialista da entidade.
Ao longo do tempo, esta placa endurece e se transforma em tártaro, que pode se espalhar por baixo da gengiva. No momento que isso ocorre, é mais difícil para o dentista limpar os dentes e impedir que a doença progrida. A partir da boca, as bactérias provenientes da infecção podem se deslocar para o sistema circulatório e contribuir para doenças do coração e de outros órgãos. Uma das principais doenças é a endocardite bacteriana, inflamação no revestimento e válvulas cardíacas, que pode levar à morte.
Confira abaixo os principais sintomas da doença periodontal:
·         Mau hálito
·         Gengivas vermelhas ou inchadas
·         Gengivas que doem ou sangram
·         Dentes sensíveis
·         Mastigação dolorosa
·         Dentes soltos
·         Gengivas que se afastaram dos dentes

Cartilha “Sorria”
Uma das medidas adotadas pelo Seconci-SP é a distribuição da cartilha “Sorria” para todos os pacientes que passam pelos consultórios das 13 unidades da entidade espalhadas pelo estado, e também em eventos e ações promovidas em canteiros de obras. O material traz dicas sobre a importância da saúde bucal, informações de escovação, autoexame para detecção do câncer de boca, herpes, mau hálito e aftas. A cartilha pode ser conferida no link: http://bit.ly/1QtHjzl

Seconci-SP (11 3664-5844 / relacoesempresariais@seconci-sp.org.br).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados