Quem não é visto, não é lembrado. Em um mercado altamente globalizado, não existe um único caminho para tornar sua empresa referência no ramo em que atua. Mas, uma das estratégias que mais contribui para este destaque e construção de imagem, com certeza, é através da participação em eventos. Esses encontros oferecem oportunidades excelentes para construir conexões, divulgar seus serviços ou produtos, e fortalecer sua presença na área – benefícios que podem ser conquistados desde que essas inserções sejam muito bem planejadas.
Em 2023, segundo informações do Sympla, o mercado
de eventos corporativos teve um renascimento após os danos gerados pela
pandemia. Em seu primeiro trimestre, houve um aumento significativo de 36% no
número de eventos realizados, em comparação com o mesmo período do ano
anterior, o que também reflete como essa prática é muito bem-vista pelo mercado
como um todo, diante das vantagens que proporcionam em termos de reputação e
reforço de imagem.
Em um primeiro momento, muitos associam a
participação em eventos como momentos excelentes para elevar as vendas, o que,
até certo ponto, é completamente possível, afinal, aqueles que estarão
presentes têm uma maior chance de visitar seu estande e conhecer sua marca. Com
isso, vários podem tender a realizar alguma compra, ou terão interesse em
conhecê-lo melhor, com alta probabilidade de se tornarem futuros clientes
fiéis, se passarem por uma experiência enriquecedora.
Porém, indo além, existem muitos outros benefícios
de estar presente nesses encontros. Em um exemplo prático, muitas marcas que
estiverem presentes na edição deste ano do Rock in Rio, não necessariamente,
foram ao local para divulgar seus produtos, mas para reforçar seu nome através
de estratégias que fomentassem a lembrança de seu nome na memória do público –
de forma que, ao recordarem sobre estes shows, também fizessem a ligação com os
nomes das empresas, seja por terem visto estandes coloridos e chamativos, por
terem proporcionado ambientes instagramáveis ou as demais ações interativas com
o público.
Essa estratégia é uma ótima forma de linkar um
evento em si com o nome da marca, mesmo que indiretamente e não associado a uma
venda. Esses se tornam espaços onde, mesmo que, através de uma foto de
recordação, as empresas promoverão seu nome e memória afetiva ao usuário,
podendo ser buscada futuramente por essa pessoa ao se recordar deste momento.
No final, se fazer presente nesses eventos – sejam
eles nichados ou não no seu segmento de atuação – sempre trará algum tipo de
retorno para a marca, seja ele financeiro, de reputação ou outro que gere um
sentido de valor à marca. O importante não é focar na venda de seus produtos ou
serviços, mas sim criar experiências marcantes que intriguem, atraiam e
(talvez) fidelizem cada vez mais clientes.
Aquelas que priorizarem isso, certamente, terão uma
chave mestra para destravar seu crescimento. Segundo uma pesquisa da Opinion
Box, como prova disso, 87% dos consumidores dão preferência para marcas que
oferecem uma boa experiência, além de 75% que chegam a pagar mais caro pelas
que se preocupam com esse aspecto.
Ao invés de se preocupar com um retorno financeiro
ao decidir participar de um evento, seja criativo. Foque em seu core business e
busque estreitar a conexão com seus atuais e futuros compradores. Essa visão,
certamente, contribuirá muito para que a participação nesses encontros produza
resultados estratégicos que não se limitarão a um aumento no lucro.
Renan Cardarello - CEO da iOBEE - Assessoria de Marketing Digital e Tecnologia.
iOBEE
https://iobee.com.br/
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