Considerado o melhor alimento para o bebê, o leite materno é fonte de nutrientes para um desenvolvimento saudável na primeira infância e contribui ainda para a diminuição da morbidade e mortalidade, melhora do sistema de defesa e da função gastrointestinal, prevenção de doenças agudas e crônicas, e melhor desenvolvimento neurológico e motor dos bebês.
Porém, ainda que seja um momento muito esperado e especial, a amamentação pode ser desafiadora para muitas mães. Dificuldades como a pega inadequada, dor nos seios, baixa produção de leite ou preocupações diversas podem gerar ansiedade e frustração. Para ajudar a tornar este momento mais prático, permitindo que mãe e bebê desenvolvam laços de afeto durante a amamentação, confira as dicas da fonoaudióloga, consultora de amamentação e especialista da Philips Avent, Flávia Puccini.
Posição
Encontrar a posição ideal para mãe e bebê é o primeiro desafio. Experimentar diferentes posições pode ajudar a encontrar a mais confortável e que favoreça uma boa pega, garantindo uma amamentação tranquila e eficaz. “Não há regras, cada mãe deve encontrar a posição que funcione melhor para o seu momento. Dentre as posições recomendadas por sua eficácia e conforto, temos a "tradicional", quando o bebê é apoiado no braço da mãe, com a cabeça alinhada ao peito; a "invertida", quando o bebê é posicionado na lateral do corpo da mãe; "cavalinho", indicada para bebês sonolentos, quando a mãe posiciona o bebê sentado no colo, de frente para o seio; e a opção "deitada de lado", ideal para mães que desejam relaxar, quando ambos se posicionam deitados na cama frente a frente”, ensina.
· A pega correta
“A pega correta é fundamental para uma amamentação bem-sucedida e confortável tanto para a mãe quanto para o bebê. Se a pega precisa ficar sendo corrigida ao longo da amamentação, pode significar que o bebê está precisando usar músculos que não deveriam ser usados para extração do leite. A boca do bebê deve estar relaxada, vedando toda parte do mamilo e aréola que ele abocanhou. A sucção correta vai prevenir dores no mamilo, auxiliar na produção de leite e tornar este momento prazeroso, propiciando a troca de vínculo afetivo entre mãe e filho.”, explica a especialista.
· Cuidados com a mãe
O sucesso da amamentação começa com os cuidados com a mãe. “A hidratação e a alimentação são fundamentais para manter sua saúde e garantir a produção adequada de leite. É importante que a mãe beba bastante água ao longo do dia, pois a desidratação pode afetar tanto a quantidade quanto a qualidade do leite. Além disso, uma dieta equilibrada fornece os nutrientes necessários para sustentar a energia e a saúde da mãe, além de contribuir para o desenvolvimento do bebê.”, orienta a consultora.
Manter uma alimentação variada e saudável não apenas beneficia a amamentação, mas também ajuda a mãe a se recuperar após o parto e a lidar melhor com os desafios do puerpério.
· Facilitadores
Para tornar a rotina de amamentação mais prática dentro ou fora de casa, a Philips Avent desenvolveu produtos que são facilitadores e trazem conforto para a mãe. O Extrator de Leite Manual Philips Avent auxilia na produção do leite materno e na superação de situações clínicas adversas, como por exemplo a separação do bebê nos casos de prematuridade, ingurgitamento mamário conhecido popularmente como leite empedrado, e nas ocasiões em que a criança nasce com a língua presa dificultando a sucção. Com tecnologia Natural Motion, o produto combina a sucção e estímulo do mamilo para um fluxo de leite mais rápido e eficiente, além de dar liberdade para as mães escolherem seu ritmo de bombeamento, em qualquer hora e local.
Já para aliviar o desconforto nos seios, as Bolsas Térmicas de Gel para Seios Philips Avent podem ter uso frio para amenizar a dor em seios doloridos ou uso morno para estimular o fluxo do leite antes da alimentação.
Outro item indispensável na bolsa maternidade é o Absorvente Descartável para Seios Philips Avent que são confortáveis e possuem alta capacidade de absorção.
· Peça ajuda
Trocar experiências e dicas com outras mães pode proporcionar suporte emocional e prático, mas, caso a lactante esteja com dificuldades, é importante buscar ajuda profissional. “Um consultor de amamentação auxilia a mãe durante os primeiros meses de vida do bebê com uma orientação personalizada para cada família, prevenindo casos como o empedramento do leite, rachaduras no mamilo ou outros desconfortos. Esses especialistas também podem fornecer suporte emocional, ajudando as mães a se sentirem mais confiantes e preparadas para lidar com os desafios que surgem.”, finaliza Flávia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário