Pesquisar no Blog

sábado, 1 de outubro de 2022

Quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil

 Fisioterapeuta ensina como ter um ambiente seguro dentro de casa

 

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 30% das pessoas com mais de 65 anos caem ao menos uma vez por ano e, do total, cerca de 25% precisam ser hospitalizadas. As quedas são a terceira causa de mortalidade entre as pessoas com mais de 65 anos no Brasil e 70% acontecem dentro de casa. Mesmo que não provoque a morte, a queda pode trazer consequências graves para os idosos incluindo fraturas, internações, redução da independência e até depressão. 

Segundo a fisioterapeuta Ana Fraga, o aumento de quedas nesta faixa etária se dá por conta das perdas de força e de massa muscular, além da mobilidade. 

- Entre as mulheres, essas perdas começam mais cedo, a partir dos 45 anos por conta da menopausa, já nos homens têm início a partir dos 50 anos de idade. Fatores pré-existentes, como lesões antigas, ou comorbidades, como diabetes e problemas de visão, também podem contribuir com as quedas de idosos. Os primeiros sinais destas perdas podem ser percebidos com a falta de equilíbrio, quando a pessoa parece que já não caminha mais com a mesma firmeza, quando a pele aparenta flacidez demonstrando a perda de massa muscular. Tudo isso envolve o processo de envelhecimento, que é inevitável, mas precisamos avaliar como queremos envelhecer, e sim, podemos envelhecer com qualidade de vida, destaca a professora do curso de Fisioterapia da Estácio. 

A profissional ressalta que alguns hábitos podem postergar esses sinais, como a boa alimentação e a prática de exercícios físicos. 

- O fator genético também influencia, mas, sem dúvida, manter um hábito alimentar saudável, com um bom suporte energético, fará muita diferença no processo de envelhecimento, assim com a prática de atividades físicas, que além de manter o coração em bom funcionamento, ajuda na questão de saúde mental. Sedentarismo não faz bem para mente e nem para o corpo, e descobrir uma atividade física que o idoso tenha prazer em fazer é muito importante, seja caminhada, pilates, musculação, e desde que tenha o acompanhamento de um profissional. Tudo isso irá ajudar na disposição, flexibilidade e na força desse i doso.

 

Como evitar queda de idosos dentro de casa 

A fisioterapeuta destaca que nesta fase da vida, doenças como a osteoporose também contribuem com as quedas de idosos. 

- Com os ossos mais porosos, é como se o idoso se quebrasse antes de cair no chão. E nestas quedas, os casos mais comuns são de fratura de fêmur, que são casos de difícil reabilitação, e que dependendo da gravidade ou da idade, pode levar a óbito, explica Ana Fraga. 

A professora da Estácio dá algumas dicas de como prevenir as quedas de idosos dentro de casa. 

- Escadas não foram feitas para idosos; tapetes são extremamente perigosos por serem escorregadios; ter muitos móveis espalhados pelos cômodos dificultam o caminhar do idoso, portanto é melhor mantê-los nos cantos para deixar livre a parte central do cômodo; e tentar proteger as quinas dos móveis, pois o idosos têm a pele muito fina e sensível a qualquer esbarrão, podendo causar lesões graves, diz a profissional.

 

Estácio - uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados