Pesquisar no Blog

sábado, 29 de outubro de 2022

Os vilões das finanças: como vencer 3 ‘fantasmas’ das contas para não perder o sono neste Halloween

Especialista da Simplic dá dicas para superar alguns terrores do dia a dia, como dívidas negativadas e ultrapassar o limite do cartão de crédito  

 

Se na infância, eram bruxas, fantasmas, vampiros e outros monstros que costumavam nos assustar, quando adultos, acabamos ficando mais aterrorizados é com as contas no final do mês. Um boleto para vencer ou um cartão estourado tiram o sono e podem assombrar noites e dias de muita gente.

 

Para ajudar a combater esses medos, Thaíne Clemente, Executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech de crédito pessoal 100% online, traz algumas dicas para enfrentar esses fantasmas com mudanças fáceis no dia a dia. Confira:


 

Medo: O fantasma das contas não pagas 

Como vencê-lo: Planejamento Financeiro

 

Para não tomar sustos, é importante fazer um planejamento financeiro. Pode-se começar anotando despesas recorrentes, como água e luz, e até os pedidos esporádicos de delivery. A ação de anotar, seja em uma planilha de gastos ou em um aplicativo de controle financeiro, cria o hábito saudável do registro, essencial para se ter controle.

 

“Assim, você enxerga o tamanho real das suas despesas e tem mais clareza da sua situação financeira, identificando onde e como o dinheiro está sendo usado, se existe desperdício e como contornar isso e também quais são as eventuais sobras que podem ser direcionadas para novos gastos, sem deixar buracos no bolso”, orienta Thaíne.


 

Medo: O vampiro das compras por impulso

Como vencê-lo: Treine sua mente

 

Não é porque algo está na promoção ou com valor abaixo do mercado, que você precisa comprar. Pense duas vezes: você realmente necessita daquele item ou quer comprar por puro luxo? 

 

“Lembre-se sempre das contas fixas e obrigatórias que você tem no mês e priorize elas no orçamento. Lembre-se também de compras anteriores feitas por impulso e do seu arrependimento nos dias que se seguiram. Imagine coisas melhores que você pode fazer se conseguir evitar alguns gastos e deixar suas finanças mais organizadas. Tudo isso vai treinando sua mente para que você seja menos impulsivo”, explica a executiva. 

 

 

Medo: O monstro do limite do cartão de crédito 

Como vencê-lo: Repense o uso do cartão

 

O cartão de crédito traz vantagens, como a possibilidade de parcelar compras ou ter um prazo maior para pagar. Mas, se não é usado com consciência, pode se tornar um grande monstro no orçamento. Por isso, é importante usá-lo de forma inteligente e planejada.  

“Não devemos esquecer: o cartão de crédito não é uma renda extra e, se não for usado com cautela, pode gerar dívidas indesejadas. As parcelas podem se acumular com facilidade e fugir do controle. É importante usar esse recurso apenas quando realmente for conveniente, como para obter uma condição de compra melhor do que no pagamento à vista, por exemplo. Se você priorizar, sempre que possível, outros meios de pagamento, logo o ato de evitar o crédito será natural para você”, finaliza Thaíne.

 

Simplic


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados