Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Por Que Você Precisa de Um Podologista?

Saiba Porque a Podologia Vai Além da Saúde dos Seus Pés


A Podologia atua com ênfase na prevenção, porém, ao contrário do que se pensa, não se trata apenas do cuidado com unha encravada, mas também envolve pele, músculo, ossos, qualquer dor ou torsão, e mesmo qualquer incômodo do tornozelo para baixo.

Mas além de qualquer problema, dor ou incômodo, a consulta periódica ao podólogo se faz necessário para quem pratica esportes ou para aquelas pessoas que sofrem com diabetes e também os idosos.

É interessante procurar um podólogo para o cuidado dos pés, por menor que seja o problema, qualquer dor no pé gera um desconforto, uma vez que os pés são responsáveis por carregar todo peso estrutural do nosso corpo. Existem casos em que outras partes do corpo são afetadas, dependendo do problema a pessoa pode ter as costas prejudicadas, envolvendo a coluna e dores lombares – Explicou a Dra. Marta, Médica Podologista.

Dentro da área da podologia há várias especificações; como por exemplo a podologia infantil, a podologia geriátrica, ou aquela voltada especificamente para esportistas.

A podologia também atua como prevenção de infecções além de poder detectar outras patologias.

Como os pés sustentam todo o nosso corpo, ele pode ser responsável por qualquer deformação na estrutura coestrut. A falta de cuidado pode gerar desde uma unha encravada, rachaduras, gerando infecção, ou quando um machucado pode ser difícil de cicatrizar; no caso de pacientes diabéticos - Complementou a Dra. Marta.


A podologia consegue identificar e tratar várias patologias podais, além do trabalho de prevenção. Mulheres costumam ter muita pele embaixo da unha, que é uma doença chamada onicofose e que pode ser tratada com equipamentos e medicações adequadas.

E todo medicamento deve ser administrado com a orientação e acompanhamento médico, além da limpeza adequada feita pelo podólogo, uma vez que a medicação por si só não alcança a cura eficaz.

Da mesma forma a unha encravada, que pode ter várias causas, desde uma herança genética, ou pela pisada errada, o uso de sapatos, em especial os calçados femininos de bico fino ou aqueles sapatos de proteção com bicos de aço, que fazem parte dos EPIs.

Segundo a Dra. Marta - Hoje existe a reflexologia podal, uma técnica usada para estimular pontos específicos das plantas dos pés, através dessa massagem se consegue aliviar as dores, causar um relaxamento, além de melhorar a circulação sanguínea. É possível, inclusive ajudar a colocar a coluna no lugar correto com uma massagem específica, isso quando detectamos que a raiz do problema está nos pés.

As unhas dos pés e das mãos, os cabelos, sempre dão sinais de que o corpo está precisando de algum cuidado, de alguma atenção mais cuidadosa; pode ser um sinal de estresse, falta de alguma vitamina, sintoma de alguma doença ou excesso de medicação.

Unhas amareladas, por exemplo, pode ser carência de alguma vitamina, manchas embaixo dos pés pode indicar deficiência nos glóbulos sanguíneos.

Uma vez detectei uma mancha marrom no meio do pé de uma paciente que, segundo ela, não coçava e nem incomodava, mas simplesmente apareceu fazia uns três meses. Pedi a ela para procurar um médico para um diagnóstico mais apurado. Uma vez que, ao examinar aquela patologia, constatei que poderia ser algo grave. Depois de procurar um médico especializado para esse diagnóstico, essa paciente descobriu que estava com uma DST; era sífilis. Foi então que ela pode se tratar. Mas foi com um simples exame, apenas observando a saúde dos pés, que eu pude apontar o problema e, mesmo não havendo dor ou incomodo, insisti para a paciente procurar um médico especializado – Finalizou a Dra. Marta.

 

Marta Botelho - Podóloga, com especializações em Podologia Infantil, Podologia Geriátrica, Pés de diabéticos e também é Reflexologista.

Instagram: @martabotelho_podologa


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados