Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Aos 20, 30, 40, 50 e 60+: conheça os principais cuidados com a pele em cada etapa da vida

 

Cada fase requer tratamentos específicos para melhorar a aparência e a saúde da cútis; uso do protetor solar deve começar na infância

 

Cuidar da pele é um ato de autoconhecimento e autocuidado. E, assim como as demais partes do nosso corpo, nosso maior órgão muda de acordo com a idade -- e os cuidados devem ser adaptados a cada fase da vida. Além da questão estética, o tratamento adequado garante uma pele mais saudável, evitando problemas causados pelo ressecamento, pela ação dos raios solares e por outros agentes externos. 

“Assim que o bebê chega ao mundo, sua pele já está exposta a agressões e sujeita ao acúmulo de resíduos. O uso de produtos adequados pode, inclusive, proteger contra a formação de doenças de pele na criança. Por exemplo, evitar produtos com fragrância reduz o risco do surgimento de erupções de dermatite atópica”, afirma Andrea Bauer Bannach, gerente médica em dermatologia da Profuse, marca de dermocosméticos do Aché Laboratórios. 

Embora a preocupação com a pele, principalmente por causa da aparência, normalmente surja na adolescência, a recomendação é que bebês a partir dos seis meses de idade já usem protetor solar. A rotina básica de skincare para todas as faixas etárias inclui limpeza, hidratação e proteção solar, sempre com produtos adequados ao tipo de pele. A partir dos 20 anos, é possível começar a usar produtos com ativos antioxidantes. 

“O envelhecimento depende de fatores intrínsecos, como a genética e a presença de doenças, e extrínsecos, por exemplo, consumo de bebida alcoólica, tabagismo e ingestão de água. Esses fatores determinam se o envelhecimento se manifesta mais ou menos precocemente. Assim, o aparecimento dos primeiros sinais, como rugas e manchas, varia. Em geral, eles surgem por volta dos 30 anos”, explica a dra. Andrea. 

Pensando nas características de cada fase, ela dá dicas dos principais cuidados com a pele aos 20, 30, 40, 50 e 60 anos. As orientações consideram uma rotina básica de skincare. Para encontrar os produtos ideais para as particularidades de cada pele, é preciso consultar um dermatologista.
 

20 anos

A partir dos 20 anos, o ideal é começar a prevenção aos sinais do envelhecimento, com o uso de produtos com antioxidantes como a vitamina C, que melhora a aparência e a luminosidade da pele. Esses ativos podem ser encontrados em diferentes texturas, entre elas o sérum, que permite a aplicação sem pesar, ou na fórmula do próprio protetor solar. 

Lembre-se que a proteção solar é uma das principais etapas da rotina para contribuir para a saúde e evitar o envelhecimento precoce. Isso porque a exposição ao sol sem proteção ou excessivamente provoca ressecamento, alteração na textura, aparecimento de rugas e manchas na pele. O protetor solar também previne o câncer de pele.
 

30 anos

Aos 30, faixa etária em que os primeiros sinais do envelhecimento costumam a aparecer, a recomendação é complementar a rotina de skincare com ativos que estimulem o colágeno, como o retinol, que aumenta a capacidade de renovação da pele, deixando a região mais uniforme.
 

40 anos

Nesta fase, a tendência é que a pele comece a ficar mais seca. Então, a recomendação é incluir na rotina produtos com ingredientes como o ácido hialurônico, que hidrata e atenua as rugas finas. “Nesta idade, também é interessante incluir suplementos orais antioxidantes, como luteína ou picnogenol”, acrescenta a dermatologista.
 

50 anos

Quando a pessoa chega aos 50, aumenta a necessidade de produtos que promovem a hidratação e a firmeza da pele. Para isso, ativos como peptídeos e retinol em concentração mais alta, além dos ácidos glicólico e lático, são os mais indicados. Eles atuam na reparação da barreira cutânea, hidratam, melhoram a firmeza e reparam rugas e linhas de expressão.
 

60+

A partir dos 60 anos, é necessário aumentar o uso de ingredientes hidratantes, estimuladores de colágeno e firmadores. Para incrementar os cuidados nesta fase, é recomendado avaliar o principal padrão de envelhecimento da pessoa. “Se predominam manchas, o ideal é incluir mais ativos uniformizadores, como os ácidos gálico ou kójico, e o alfa-arbutin”, orienta a dra. Andrea, da Profuse.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados