Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Estar sozinho e infeliz acelera o envelhecimento mais do que fumar, diz estudo

 

O dano molecular se acumula e contribui para o desenvolvimento de fragilidades relacionadas ao envelhecimento e a doenças graves. Em algumas pessoas, esses processos moleculares são mais intensos do que em outras, uma condição comumente chamada de envelhecimento acelerado. 

Um artigo publicado apresenta um novo relógio de envelhecimento com dados sanguíneos e biométricos de 11.914 adultos chineses. Este é o primeiro relógio de envelhecimento a ser estudado exclusivamente em uma coorte chinesa de tal volume. 

A aceleração do envelhecimento foi detectada em pessoas com histórico de acidente vascular cerebral, doenças hepáticas e pulmonares, fumantes e, o mais interessante, pessoas em estado mental vulnerável. De fato, sentir-se sem esperança, infeliz e solitário mostrou aumentar a idade biológica mais do que fumar. Outros fatores ligados à aceleração do envelhecimento incluem ser solteiro e morar em área rural (devido à baixa disponibilidade de serviços médicos). 

Os autores do artigo concluem que o aspecto psicológico do envelhecimento não deve ser negligenciado, nem em pesquisas nem em aplicações práticas de antienvelhecimento. De acordo com Manuel Faria, da Universidade de Stanford, "os estados mentais e psicossociais são alguns dos preditores mais robustos de resultados de saúde -- e qualidade de vida --, mas foram amplamente omitidos dos cuidados de saúde modernos". 

Alex Zhavoronkov, CEO da Insilico Medicine, aponta que o estudo fornece um curso de ação para “retardar o envelhecimento psicológico em escala nacional”. 

No início deste ano, a Deep Longevity lançou um serviço web de saúde mental guiado por Inteligência Artificial (IA), FuturSelf. AI, baseado em uma publicação anterior em Aging-US. O serviço oferece uma avaliação psicológica gratuita que é processada por uma IA e fornece um relatório abrangente sobre a idade psicológica do usuário, bem como o bem-estar mental atual e futuro.

 

Rubens de Fraga Júnior - professor de Gerontologia da Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná (FEMPAR) e é médico especialista em Geriatria e Gerontologia pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG).

 Fonte: Psychological and biological aging clocks reveal the main contributors to the aging rate in Chinese older adults, Aging-US (2022). DOI: 10.1000/xyz123

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados