Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Saúde mental pré eleições, psiquiatra deixa 6 dicas

 O mergulho diário neste tema pode atrapalhar a sua saúde mental ocasionando muitas vezes em adoecimento psíquico e a confusão na tomada de decisão
 

A médica psiquiatra Dra. Jéssica Martani, especialista em comportamento humano e saúde mental, afirma que as vésperas do segundo turno das eleições, o estresse tem tomado conta da população em geral. “A polarização fez com que um ato de democracia se transformasse em um ringue no qual um está contra o outro e todo esse clima de adversidade pode aumentar o estresse ansiedade, sensação de rejeição, frustração piorando, portanto a saúde mental”, diz. 

Para lidar com a situação, a médica deixa importantes dicas:
 

- É preciso entender que muitas vezes é muito difícil convencer outra pessoa. “O cérebro adulto já é completamente formado e portanto, já possui seus próprios pensamentos e têm decisões formadas. Por isso, observe se realmente esse tipo de discussão vai levar algum caminho ou se apenas será algo que irá prejudicar o seu bom humor”, alerta a médica.
 

- É importante saber que nem todas as pessoas pensam igual, vivemos no mundo de pluralidade e é muito importante respeitar as pessoas. “Não é porque essa pessoa tem uma ideologia diferente, que não é possível ter um convívio em comunidade. Não é por isso que um deve rejeitar ou excluir o outro”, ensina.
 

- O excesso de informações pode gerar mais ansiedade e maior sensação de que algo ruim vai acontecer. “Cuidado com as Fake News e escolha boas fontes para se atualizar sobre o tema. Ainda assim, faça isso poucas vezes por dia para evitar a sobrecarga de informações”, aconselha.
 

- Evite ficar por período prolongado em perfis de rede sociais nas quais a temática é agressiva tanto para defesa quanto contra a ideologia que você segue. “Proteja o seu humor, já que o cérebro, ao receber tantas informações ao mesmo tempo, sente dificuldade de distinguir verdade ou mentira. Portanto, dependendo do estímulo, isso ocasiona a sensação de raiva, frustração, tristeza, entre outros sentimentos ruins que fazem mal à saúde mental. Essa série de sensações negativas pode aumentar o estresse, o cansaço e a tristeza, e assim, prejudicar o dia a dia.
 

- “Mude o foco e busque o seu auto cuidado fazendo exercícios físicos, tenho momentos de diversões e pratique a paciência compreendendo sempre nem tudo está sob nosso controle”, fala Dra. Jéssica.
 

- Pensar excessivamente sobre o mesmo tema pode aumentar a sensação de medo, de raiva excessiva, de sensações físicas como a taquicardia, falta de ar e melancolia. “Por tempo prolongado, esses sentimentos já podem ser sinal de adoecimento psíquico”, finaliza a médica. 



Dra. Jéssica Martan - Medica psiquiatra, observership em neurociências pela Universidade de Columbia em Nova Iorque -- EUA, graduada pela Universidade Cidade de São Paulo com residência médica em psiquiatria pela Secretaria Municipal de São Paulo e pós graduação em psiquiatria pelo Instituto Superior de Medicina e em endocrinologia pela CEMBRAP. CRM 163249/ RQE 86127
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados