Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Proteção solar: saiba o que é FPS e como escolher a melhor opção para cada tipo de pel

Farmacêutico especialista em cosmetologia detalha o que é UVA e UVB, além de como a melanina pode interferir na hora de escolher a melhor opção de protetor solar

 

Existem muitas dúvidas e, também, mitos, quando o assunto é fator de proteção solar (FPS). É muito comum as pessoas não saberem qual a melhor opção para o seu tom de pele e nem como escolher qual FPS para cada ocasião. Pensando nisso, a ADA TINA, marca de dermocosméticos, trouxe algumas informações para ajudar nessas questões.

“Em primeiro lugar, precisamos falar sobre o mito de que a numeração do FPS é equivalente ao tempo que o produto aguenta ficar exposto ao sol até uma reaplicação. Isso não é verdade, já que os fatores de proteção não indicam o tempo que uma pessoa pode passar com segurança ao sol, mas sim, a porcentagem de absorção da radiação UVB na nossa pele”, explica Dr. Maurizio Pupo, farmacêutico especialista em cosmetologia e CEO da ADA TINA.


UVA x UVB

Com isso em mente, é preciso entender também o que é UVA e UVB. “Os raios UVA são os mais nocivos para a pele humana, representando 95% da radiação emitida pelo sol que chega à superfície terrestre, independente do clima. Eles atingem mais profundamente a nossa pele chegando até a derme, causando danos como o envelhecimento precoce, manchas na pele e doenças como o câncer de pele”, diz. 

“Já os raios UVB são menos prejudiciais que os UVA, pois atingem mais superficialmente nossa pele e penetram apenas a epiderme. Eles representam 5% da radiação emitida pelo sol que chega a superfície terrestre e, quando em contato com a pele, os raios UVB causam vermelhidão e as famosas queimaduras solares” ressalta o farmacêutico.


E como escolher o FPS?

O FPS indica a porcentagem de raios ultravioleta B (UVB) que são absorvidos por um produto. Quanto maior o número, melhor será a capacidade desse produto de proteger sua pele dos raios UVB, que causam queimaduras e danificam o DNA da pele.

“Já o UVA (antigamente chamado de PPD), indica a porcentagem de absorção dos raios UVA por um protetor solar. Um protetor solar com um valor de FPS 30 deve ter um FP-UVA de pelo menos 10, isso significa que ele, obrigatoriamente, precisar ser ao menos 1/3 do valor do FPS. Sem proteção adequada de FP-UVA, sua pele é vulnerável a radicais livres, danos ao DNA e até mesmo câncer de pele. Por isso, além do FPS, é sempre importante também conferir o valor do PPD nos protetores solares” diz Dr. Maurizio.


Tons de pele

Além disso, o tom de pele é um fator determinante para saber qual o melhor FPS para cada pessoa. “A melanina é um pigmento que confere cor à pele e, esse pigmento, garante uma proteção natural da pele com um forte estímulo contra a radiação UVA e UVB. Dependendo do tom de cor de nossa pele, produzimos uma determinada quantidade de melanina, e consequentemente, um nível de proteção natural próprio da pele. Ou seja: uma pele clara possui maior sensibilidade à radiação solar, por conta da menor quantidade de melanina. Já as pessoas com tom de pele mais escuro possuem melanina em maior quantidade, o que as torna mais resistentes à radiação solar” explica.

Porém, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o fator mínimo para qualquer tipo de pele deve ser o FPS 30. “Mesmo que pessoas com tom de pele mais escuro não precisem utilizar um FPS alto, devido à sua proteção natural da pele (melanina), a ADA TINA se preocupa com a saúde e bem-estar de todos e, para que, independentemente da tonalidade da pele, todos tenham uma pele mais protegida e bem cuidada, nossos protetores solares são todos acima de FPS 50”, reforça Dr. Maurizio.


Opções de protetores solares com alto FPS

Agora que a diferença entre UVA e UVB já foi esclarecida, além de ressaltar também como a melanina pode fazer diferença na hora de escolher qual o melhor FPS para cada tipo de pele, é importante também conhecer as diferentes opções de protetores solares, que oferecem diferentes benefícios além do alto fator de proteção:


FPS 50

- Biosole OXY FPS 50 - Clareador e antioxidante, com vitamina C, niacinamida e difendiox, que combate 15 tipos de manchas e possui textura leve, toque seco e 24 horas de proteção anti-melasma.

- Sunsec Gel Fluid FPS 50 - Confere alta proteção solar anti-melasma, com exclusiva textura gel fluida extra leve e toque extra-seco, indicado para todos os tipos pele, especialmente as mais oleosas, com acne e poros dilatados.


FPS 60 e 66

- Biosole BB Cream FPS 60 - Protetor solar com cor que, além de possuir toque seco e alta cobertura, também protege e minimiza as imperfeições da pele. Combate manchas escuras e melasma, além de proteger 155% mais contra a luz azul e visível. Possui 4 cores para determinados tons de pele: Bianco, Vaniglia, Mielle e Noce.


- Soleize Mineral FPS 66 - Protetor solar físico com cor, anti-melasma, com efeito matte e toque seco, formulado com filtros minerais e alta proteção contra UVA e UVB, luz azul e visível, prevenindo manchas escuras e melasma.


FPS 75

- Bio.Identique FPS 75 - Para quem busca uma base que, além de corrigir as imperfeições da pele, também a protege do sol, o Bio.Identique FPS 75 é uma base líquida matte com alta cobertura e anti-melasma, que conta com 12 horas de proteção solar. A base pode ser encontrada nas cores Vaniglia e Miele.


FPS 80

- Normalize Matte Intense FPS 80 - Ultra matificante e resistente à água, esse protetor solar é indicado para peles mistas e oleosas, controlando intensamente a oleosidade e brilho excessivo da pele.


FPS 90 e 98

- Biosole FPS 90 - Protetor solar anti-melasma e anti-manchas, com dupla ação antioxidante de difendiox e vitamina E, toque seco, não oleoso e textura leve.


- Biosole Fluid Sun Color Defense FPS 98 - Protetor solar fluido com cor, que uniformiza e tonifica instantaneamente a pele. Possui cobertura leve e natural, corrigindo imperfeições com toque seco não oleoso, rico em difendiox, que combate os malefícios da luz azul e visível, além de clarear manchas da pele. Possui duas cores: médio claro e médio escuro.

“Ainda vale ressaltar que, a ADA TINA possui a exclusiva tecnologia Solent, que é formulada com filtros solares que possuem altíssima fotoestabilidade, portanto, esses filtros solares não se degradam ao absorver as radiações solares UV, garantindo assim uma proteção por 12 horas, sem a necessidade de reaplicação”, finaliza Dr. Maurizio.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados