Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Sesc São Paulo promove quatro novas exposições na capital paulista

 

Ribeira, série Sobre a terra, fotografia, 2020.
Acervo Laje / Daniele Rodrigues

Duas mostras individuais e duas mostras coletivas entram em cartaz esta semana na programação do Sesc. A obras dos artistas Sidney Amaral e Marcela Cantuária, que possuem um viés crítico e anticolonial, são apresentadas respectivamente no Sesc Belenzinho e no Sesc Pompeia.

Também no Pompeia será realizada a exposição A Parábola do Progresso, com coordenação curatorial de Lisette Lagnado. Uma iniciativa que não reúne simplesmente artistas, mas espaços dialógicos com uma história de atuação cultural e de acolhimento junto a comunidades específicas, como o Acervo da Laje, de Salvador, e a Casa do Povo, de São Paulo. 

Por fim, no Sesc Carmo, a exposição Margens de 22: presenças populares exalta grupos sociais e expressões artísticas que foram excluídas da narrativa de modernidade de São Paulo, embora sejam peças chaves do processo de urbanização dessa cidade. 

 

“Viver até o fim o que me cabe!” – Sidney Amaral: uma aproximação

Com curadoria de Claudinei Roberto da Silva, exposição busca ampliar o diálogo do público com o trabalho de Sidney Amaral (1973 – 2017), artista contemporâneo que faleceu de forma precoce, mas deixou um legado que alarga a reflexão sobre a diáspora africana. Por meio de técnicas e materiais variados – como desenhos a grafite, pinturas com acrílica, aquarelas e esculturas –, Sidney aponta para a aspereza de uma sociedade marcada pelo trauma da escravidão, do genocídio das populações negras e do racismo estrutural. 

"Viver até o fim o que me cabe!" – Sidney Amaral: aproximação 
Local: Sesc Belenzinho 
Período expositivo:  até 26 de fevereiro de 2023 

Horário de funcionamento:  Terça a sábado, das 10h às 21h. Domingos e Feriados, das 10h às 18h 

*

 A Parábola do Progresso

Até 2 de abril de 2023, o Sesc Pompeia recebe a exposição A Parábola do Progresso, em sua Área de Convivência. Com coordenação curatorial de Lisette Lagnado e os curadores associados André Pitol e Yudi Rafael, a mostra marca o 40o aniversário da unidade, inaugurada em 1982. Com o objetivo de discutir o legado de Lina Bo Bardi para o Sesc Pompeia, a curadoria traz outras referências para somar camadas vivenciais e sociais ao projeto. Sendo assim, cinco territórios dialógicos participam da exposição: o Acervo da Laje (subúrbio ferroviário de Salvador – BA), a Aldeia Kalipety (São Paulo – SP), a Casa do Povo (São Paulo – SP), o Quilombo Santa Rosa dos Pretos (Itapecuru Mirim – MA) e o Savvy Contemporary – the Laboratory of form-ideas (Berlim – Alemanha). 

 

A Parábola do Progresso 

Local: Sesc Pompeia (Área de Convivência) 


Período expositivo:  Até 10 de abril de 2023  

Horário de visitação: terça a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 18h

 

*

Margens de 22: presenças populares 

Com curadoria de Joice Berth, Alexandre Araujo Bispo e Tadeu Kaçula, Margens de 22 estará aberta à visitação entre os dias 28 de outubro de2022 e 24 de fevereiro de 2023 no Sesc Carmo. A exposição se propõe a explorar o conceito de “modernidade” a partir de múltiplos cenários da vida urbana da capital. Desse modo, a mostra indaga quais e quem foram os agitadores de relevância para a composição cultural da metrópole, passando por temas como a cultura infantil, a maternidade negra, a fé e os festejos e a classe trabalhadora, que tanto contribuiu para a construção da identidade paulistana.  

 

Margens de 22: presenças populares 

Local: Sesc Carmo  

Período expositivo: 28 de outubro de 2022 a 24 de fevereiro de 2023  

Horário de visitação: Segunda a sexta, das 10h às 19h – exceto feriados 

Projeto Ofício: Mancha: Marcela Cantuária: Propostas de reencantamento

A artista carioca Marcela Cantuária apresenta Propostas de reencantamento no Sesc Pompeia a partir do dia 29 de outubro. Inédita, a exposição fica em cartaz até 29 de janeiro de 2023 e integra o projeto Ofício: Mancha, uma iniciativa do Sesc São Paulo que tem o propósito de apresentar e investigar práticas do fazer artístico.  Cantuária vem se destacando no cenário da arte contemporânea com um trabalho pictórico que aproxima imagens históricas de fundo político a referências da cultura visual atual. Sua pesquisa se debruça sobre as lutas das mulheres ao redor do mundo, elaborando narrativas de enfrentamento do machismo e da misoginia. Em Propostas de reencantamento, os esforços da imaginação, para além da realidade opressora, se apresentam como gesto anticolonial

Projeto Ofício: Mancha: Marcela Cantuária – Propostas de reencantamento 
Local: Sesc Pompeia 
Abertura: Sábado, 29 de outubro de 2022, às 10h 

Período expositivo: 29 de outubro de 2022 a 29 de janeiro de 2023 
Horário de funcionamento: terça a sexta, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados