Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Outubro Rosa: importância do autocuidado para a saúde da mulher

Profissionais da saúde elencam práticas que reforçam o cuidado preventivo da saúde física e mental


O mês de outubro é marcado pela campanha contra o câncer de mama, que afeta principalmente as mulheres, que fazem parte de mais da metade da população mundial. Somente no Brasil, cerca de 51.8% da população é feminina, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2022, um relatório do Instituto Nacional do Câncer (INCA) identificou 66 mil novos casos de câncer de mama, além de uma taxa de 16,3% de óbitos.
 

Como a realidade de muitas mulheres é desdobrar-se em diversas atividades diárias, com a correria do dia a dia e o acúmulo de tarefas, por vezes, o olhar de autocuidado não é priorizado. No entanto, a necessidade de olhar para si, cuidar do físico e mental, é um alerta que profissionais da saúde reforçam para seus pacientes.

Pensando nisso, Abel Pinto, psicólogo em São Paulo cadastrado no GetNinjas, maior aplicativo para contratação de serviços do Brasil, além da Larissa Ghermandi, médica da família da Sami, operadora que é a revolução dos planos de saúde, separaram algumas dicas de autocuidado físico e mental para a saúde da mulher. Confira:


Como identificar o grande vilão da vez

Larissa Ghermandi alerta que conhecer o próprio corpo e o autocuidado são grandes aliados na prevenção e diagnóstico precoce. “Além dos nódulos ou caroços fixos e indolores, é importante observar alterações e inchaços em toda a região dos seios e axilas. Eles são sinais que precisam ser investigados.” 

Segundo a médica, ser acompanhada por profissionais da saúde de confiança que conheçam o histórico da mulher, e adotar bons hábitos, também faz a diferença e pode, inclusive, permitir que haja um intervalo maior entre uma mamografia e outra. Mas ela ressalta que para mulheres a partir dos 50 anos, o Ministério da Saúde recomenda o rastreamento via mamografia a cada dois anos - quando não houver sinais ou sintomas. “Casos na família representam maior risco de desenvolvimento do câncer, mas apenas para parentes em primeiro grau. Para estas pacientes, a indicação é que seja feito o acompanhamento anual”, sinaliza a médica.


Saúde mental não deve ser ignorada

Evite a exposição a situações que levem ao estresse físico e emocional. Para as mulheres que estão passando pelo tratamento de câncer de mama, respeite os sinais do seu corpo, além de buscar atividades laborais, mantenha a mente ocupada além de pensamento positivo. Nesta etapa, o desenvolvimento da autoconfiança é essencial. 

O ambiente familiar acolhedor, contribuirão para um bom resultado no tratamento. “Cultivar vínculos afetivos saudáveis, no qual se sinta acolhida, além de buscar sempre o apoio psicológico de um profissional para ter tempo e espaço para a expressão de seus sentimentos, medos e ressentimentos, sem julgamento, diante de uma escuta ativa em ambiente terapêutico, é aconselhável para um autocuidado”, analisa Abel.

 

O corpo fala

Além do cuidado com a mente, é preciso estar atento aos sinais do corpo e, caso perceba algo fora do comum, é hora de ligar o alerta. “Corpo e mente estão integrados. Assim como o nosso corpo se constitui a partir do alimento que ingerimos e de como o digerimos, nossa mente se constitui das impressões que registramos do meio externo e de como as processamos. Portanto, uma alimentação saudável para o corpo e um ambiente saudável para a mente, proporcionam condições para que o ser humano desenvolva seu potencial de forma saudável”, conclui Abel.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados