Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

Prática milenar ensina como absorver o poder da energia solar no organismo

O sol tem importância vital na Terra, mas sua contribuição vai além do que podemos ver e impacta diretamente na saúde e longevidade. Sua energia é introduzida no corpo através de uma prática que possui mais de 5.000 anos, e está descrita em obras sobre o Taoísmo. A filosofia oriental utiliza o Chi Kung como método para deixar a energia solar fluir pelo corpo.

O livro Lao Tzu Chi Kung, do mestre Kenichi Shioda, revela que o Taoísmo prega que Deus gerou primeiro o Cosmos e, a seguir, o Yin e Yang, as estrelas (vento), o Sol (Yang/fogo) e a Lua (Yin/água). Depois, criou a Terra que, aos poucos, tornou-se um planeta com equilíbrio entre Yin-Yang.

Shioda explica que a natureza é cíclica e o corpo humano age da mesma forma, com energia circulante. Assim, o Chi Kung representa a medicina oriental que pode, e deve, ser aliada da medicina convencional.

O “Método Chi Kung para prevenção da Saúde” utiliza a energia do Cosmos – Yin e Yang – que, quando chegam ao pequeno universo (o corpo), propiciam boa saúde e longevidade. A energia Yin está na Terra, portanto, nos alimentos que provêm dela.

Já a energia Yang é representada pelo Sol e, para recebê-la de forma que atinja a hipófise, na base do cérebro, a técnica para sua introdução deve ser feita ao amanhecer. O taoísmo explica que o sol matinal é jovem e irradia a energia Yang com maior intensidade. A prática é simples, como mostra o livro Lao Tzu Chi Kung:

Técnica de introdução da energia Yang

Um ou dois minutos antes do nascer do sol, prepare-se espiritualmente, agradecendo e reverenciando o Tao. A respiração deve estar tranquila.

  1. A língua é tocada suavemente no céu da boca, deixando os olhos entreabertos.
  2. Pés afastados na largura dos ombros, virando, ligeiramente, as pontas para dentro.
  3. As palmas das mãos são colocadas à frente do rosto, virando-as ao sol. Os cotovelos são dobrados cerca de 30 graus. Assim que o sol nascer, olhe em sua direção, inspirando e mentalizando que a energia Yang entra, por entre os olhos, até atingir a hipófise. Inspire por 8 a 12 segundos e expire por cerca de 5 segundos. Este processo é repetido 5 vezes.
  4. A partir da sexta vez, após inspirar até a hipófise, expire e mentalize que a energia desce pelo centro do corpo em direção ao Yīn Qiāo (próximo aos órgãos genitais). Significa que o céu e a terra se uniram. A inalação é mais longa (aproximadamente 12 segundos) e a expiração é mais curta.
  5. A partir do Yīn Qiāo, inspire novamente e mentalize que a energia é direcionada para a bola de Tai Chi, localizada atrás do umbigo. Significa que o céu e a terra se uniram no Tai Chi. Da mesma forma, inspirara-se longamente e expira-se em tempo menor. Repita por 12 vezes. é um dos segredos do Taoísmo.
  6. Pessoas com dificuldades motoras ou idosos só podem olhar para o sol por cinco minutos, tendo o cuidado de observar os horários recomendados e mantendo os olhos entreabertos.
  7. Finalização = coloca-se a palma da mão esquerda no umbigo, sobrepondo a palma direita. Permaneça imóvel por 12 segundos.

Técnicas milenares como essa evitam o surgimento de doenças, pois auxiliam na circulação da energia. Na obra Lao Tzu Chi Kung, o mestre apresenta uma série de exercícios que melhoram a condição física, a circulação sanguínea e promovem a troca energética de maneira simples. Incorporá-las na rotina diária é o segredo de uma vida longa e saudável.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados