Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

5 dicas valiosas para equilibrar a saúde mental

Crédito: canva
Dr. Sérgio Rocha, psiquiatra e Diretor Técnico da Clínica Revitalis, listou atitudes simples do nosso dia a dia que podem contribuir para uma saúde mental forte, além de prevenir transtornos mais sérios

 

Diversos fatores do dia a dia afetam o nosso humor, e algumas atitudes relativamente simples podem contribuir para o equilíbrio da saúde mental. Uma pessoa que pratica atividades físicas regulares, por exemplo, está prevenindo desde o mau humor até o surgimento de doenças mais sérias, como a depressão, que atinge mais de 20 milhões de pessoas só no Brasil, de acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), e aumenta a cada ano. 

De acordo com o Dr. Sérgio Rocha, psiquiatra e Diretor Técnico da Clínica Revitalis, uma pessoa pode prevenir alguns tipos de transtornos inserindo algumas atividades na rotina, como caminhar, se alimentar bem e dormir. “É claro que é uma forma de prevenção, e isso significa diminuir as chances de desenvolver quadros psíquicos, mas existem outros fatores que podem desencadear esses transtornos”, afirma ele. 

Pensando nisso, o psiquiatra listou cinco dicas que podem contribuir para o bem-estar, proporcionando o equilíbrio da saúde mental e, consequentemente, prevenindo problemas maiores e de mais difícil tratamento no futuro. Confira:

 

Terapia 

Fazer psicoterapia é uma “arma” muito importante quando falamos de saúde mental. A grande questão é que a maioria das pessoas só procura ajuda quando já têm um problema, e isso fica claro com o resultado de uma pesquisa recente do Instituto FSB, encomendada pela SulAmérica, que indica que 60% dos brasileiros que fazem terapia começaram durante a pandemia - ou seja, quando se viram diante de uma situação desafiadora para todos. 

De acordo com Rocha, cuidar da saúde mental antes de ter algum transtorno, como forma preventiva, é o ideal. “O tratamento de saúde mental não é limitado a um evento, é um trabalho contínuo, e equilibrá-la durante a vida pode fazer diferença lá na frente”, recomenda o especialista.

  

Atividade física 

Cada vez está mais claro que a prática regular de exercícios físicos contribui para uma vida mais saudável, de diversas formas. As pessoas que se exercitam têm menos chances de desenvolver, por exemplo, a depressão e transtornos de ansiedade, que são os mais comuns na atualidade. 

“O hábito de realizar atividades físicas - como caminhar, correr ou diversos outros esportes - é fundamental para equilibrar a saúde mental, além de ser também muito importante para o bem estar de maneira geral”, comenta o especialista. “Muito se fala sobre os riscos do sedentarismo para o desenvolvimento de hipertensão, diabetes e doenças do coração, mas é importante ter em mente que os riscos para o desenvolvimento de doenças mentais também existem”, alerta o dr. Rocha.

 

Alimentação 

Comer bem e equilibrar suas refeições ao longo do dia também é uma maneira de cuidar da saúde mental. Uma pessoa que se alimenta mal não está contribuindo para a saúde de uma forma geral. Aliar uma boa alimentação com outros fatores, tais como exercício, aumenta a sensação de bem-estar. 

“A alimentação está totalmente ligada a outros hábitos saudáveis, como a própria qualidade do sono, a ingestão de água, etc. Os cuidados nunca são únicos, são em várias frentes, por isso a abordagem deve ser integrada”, recomenda o psiquiatra.

 

Meditação 

Os benefícios da meditação são inúmeros: redução de estresse, diminuição de sintomas depressivos e ansiosos, melhoria da memória e da qualidade do sono, redução de vícios e compulsões, além de benefícios em relação a doenças crônicas. 

“Tudo isso está direta ou indiretamente ligado à saúde mental e, por isso, a prática da meditação é uma ótima alternativa para o bem-estar”, afirma o Dr. Rocha.

 

Descanso 

Tanto a insônia quanto o excesso de sono podem contribuir para o surgimento de algum tipo de doença psíquica, como a ansiedade e até mesmo transtornos por abuso de alguma substância. 

“A boa saúde depende diretamente do sono de qualidade, e é por isso que é necessário descansar. Dormir muito ou ter insônia com muita frequência vai diminuir o bem-estar da pessoa, além de poder ser um sinal de que a pessoa esteja com algum transtorno”, afirma o psiquiatra.
 

Segundo ele, dormir uma média de 8 horas por noite é o ideal para que a pessoa acorde disposta para realizar todas as suas tarefas do dia, e tenha boa qualidade de vida, em todos os aspectos.
 


Dr. Sérgio Rocha - Médico especialista em Psiquiatria, fez residência médica pela Marinha em 2006. Em 2007 fez pós graduação latu sensu em Psiquiatria pela PUC-Rio, sendo convidado em 2009 para ser professor de psicofarmacologia e coordenador da pós-graduação em Psiquiatria da PUC-Rio, atuando assim até 2017. Também é mestre em Neurociências pela IAEU, BAR -- Espanha (2015), especialista em Dependência Química pela UNIFESP (2017) e pós graduado em Psicopatologia Fenomenologica pela Santa Case de São Paulo (2019). Atuou na Clínica Revitalis como Diretor Técnico desde sua fundação em 2013.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados