Pesquisar no Blog

domingo, 30 de outubro de 2022

5 pontos que mostram que a boa forma física depende da saúde mental

 

Crédito: Canva

O bem estar físico e mental caminham lado a lado e estão interligados;  especialista do app Personal Virtual explica a relação entre os dois aspectos e como a estabilidade emocional pode ajudar no condicionamento físico




Você sabia que, para entrar em forma, é preciso estar com a saúde mental em dia? Um estudo recente realizado pela Universidade de Brasília aponta que a estabilidade emocional e mental têm um papel fundamental na manutenção do “shape” físico. Da mesma maneira, manter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos regulares também beneficia a saúde mental.

Uma boa alternativa para obter a forma física desejada de maneira saudável é o aplicativo Personal Virtual, desenvolvido pelo personal trainer José Corbini e pelo profissional de TI João Augusto F. Gouvêa. A plataforma conta com treinos personalizados para cada aluno, além de serviços nutricionais e atendimento psicológico. Os serviços são 100% online e realizados via app. Deste modo, cada pessoa tem a possibilidade de adaptar sua rotina saudável ao seu dia a dia, conforme sua disponibilidade.

“Manter-se em forma vai muito além da estética. Exercitar-se regularmente e adotar um estilo de vida saudável é uma questão de saúde, não só física, mas emocional também”, pontua José Corbini, educador físico e cofundador do aplicativo Personal Virtual.

Entenda, de forma resumida, a correlação entre saúde física e mental:



Dormir poucas horas por noite pode causar ganho de peso

Crédito: Canva


A insônia é um dos sintomas mais comuns da depressão e da ansiedade. Ela pode impactar a forma física, pois dormir poucas horas pode levar ao ganho de peso e, como consequência, a um maior risco de obesidade. Estudos apontam que dormir menos de 7 horas durante a noite causa o aumento da fome, uma vez que a produção de grelina, o hormônio associado à fome, aumenta.

“Dormir ao menos 8 horas por noite é muito importante por diversas razões, sendo o controle do apetite uma delas. Ainda, dormir pouco pode levar a perda de produtividade e dificulta a recuperação muscular entre as pessoas que buscam o ganho de massa magra”, explica Corbini.



Excesso de cansaço desmotiva prática de atividades físicas
Crédito: Canva


Ainda em relação à insônia, ela pode, como efeito colateral, causar o acúmulo de cansaço e, consequentemente, desestimular as pessoas a praticarem atividades físicas. Ou seja, se uma pessoa encontra-se sempre cansada, nunca se sentirá disposta o suficiente para se exercitar. “Uma pessoa que dorme poucas horas é quase sempre uma pessoa sedentária, pois ela dificilmente terá energia suficiente para manter uma rotina de exercícios. Sendo assim, é preciso dormir o bastante para se manter ativo no dia a dia”, reitera o profissional.



Comer pouco ou em excesso pode ser sinal de transtornos mentais

Crédito: Canva


Comer em quantidades exageradamente pequenas pode levar a uma perda de peso excessiva, abrupta e nada saudável, assim como comer excessivamente também pode causar um ganho preocupante de peso. Em ambos os cenários, a autoestima de uma pessoa pode ser negativamente impactada. Mais do que isso, ter esses comportamentos em relação à alimentação pode ser sinal de transtornos compulsórios, como é o caso do transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP), da bulimia e da anorexia.

“Comportamentos obsessivos em relação à comida podem ser sinais de transtornos, que requerem atenção especializada. Além disso, eles impactam diretamente o corpo. Por exemplo, ao restringir a ingestão alimentar por tempo prolongado, o metabolismo pode desacelerar permanentemente. Futuramente, isso pode causar dificuldade no ganho de massa muscular e na perda de gordura”, alerta Corbini.



Estresse pode causar ganho de peso e dificultar o emagrecimento
Crédito: Canva


O cortisol, mais conhecido como o hormônio do estresse, se presente em excesso no corpo, pode levar ao ganho de peso, uma vez que causa o acúmulo de gordura no organismo e pode reduzir a eficiência das "técnicas" para perda de peso, por exemplo, ao dificultar a manutenção de uma alimentação equilibrada fazendo com que o corpo deseje comidas açucaradas ou excessivamente gordurosas.

“O cortisol é um grande inimigo da boa forma física e, claro, da saúde mental. Sendo assim, é ideal tentar reduzir o nível de estresse do dia a dia a fim de garantir uma melhor relação corpo-mente”, afirma o educador físico.


Praticar exercícios físicos regulares beneficia saúde mental


Crédito: Canva


Movimentar seu corpo no dia a dia pode ser o que está faltando para atingir a plenitude no que diz respeito à saúde mental. O estresse cotidiano, por exemplo, pode ser aliviado ao passar alguns minutos caminhando, apontam estudos. Na correria da rotina, pode ser difícil achar tempo para praticar atividades de alta intensidade e que demandem muito do seu tempo.

No entanto, não é necessário “quebrar a cabeça” procurando soluções para isso, uma vez que o app Personal Virtual já a oferece, tendo sido pensado de forma que seja possível adaptar a rotina saudável conforme a disponibilidade de cada um. “Incluir ao menos alguns minutos de atividade física na rotina traz grandes benefícios a curto, médio e longo prazo. É essencial para o corpo e para a mente se manter em movimento”, finaliza Corbini.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados