Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Novembro Azul: Seconci-SP destaca importância dos exames preventivos

São indispensáveis para a detecção precoce do câncer de próstata

 

Cerca de 30% dos casos de câncer entre homens no Brasil são de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer, que estimava em 65 mil os novos casos no Brasil em 2020, antes da pandemia.

“Mas quanto mais cedo a doença é detectada em seu estágio inicial, maiores são as chances de cura. Daí a importância de uma consulta anual ao urologista para a realização de exames”, enfatiza o dr. Paulo Fischer, urologista do Seconci-SP (Serviço Social da Construção), por ocasião da campanha Novembro Azul, de conscientização sobre essa patologia silenciosa e assintomática.

O urologista recomenda a consulta anual aos homens a partir de 45 anos, ou de 40 quando houver histórico familiar de câncer de próstata. São realizados três exames: ultrassom de rins, bexiga e próstata; coleta de sangue para aferir o PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) e toque retal. “Os casos de preconceito e resistência a este último exame praticamente acabaram, devido à maior informação disponível sobre sua importância”, comenta.


Sintomas

A próstata é uma glândula, em forma de maçã, situada abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Ela envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. O câncer de próstata é considerado uma doença da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos.

Dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite e presença de sangue na urina são alguns sinais que precisam ser investigados.


Tratamento

Havendo indícios da doença, será necessário realizar biópsia. Nos casos iniciais, recomenda-se a cirurgia para remoção da próstata (prostatectomia) e de tecidos à sua volta, como a vesícula seminal, ou a radioterapia para destruir o tumor e impedir que as células se multipliquem.

“Hoje alguns hospitais já dispõem de prostatectomia radical assistida por robô em pacientes com câncer de próstata localizado. Trata-se de operação minimamente invasiva, com rápida recuperação. Também há novos medicamentos para tratamento, mas eles ainda têm um custo muito elevado”.

Já nos níveis avançados deste câncer é indicado o uso do bloqueador hormonal, responsável pela redução de hormônios masculinos. “Quando há metástases, o oncologista definirá a melhor terapia”.

Finalizado o tratamento, o paciente deve retornar a cada quatro meses no primeiro ano e depois a cada seis meses. Passados cinco anos, o retorno deve ocorrer uma vez por ano. “É necessário fazer o controle de prevenção todos os anos e até o fim da vida”.

O Seconci-SP dispõe de estrutura médica e laboratorial para o diagnóstico do câncer de próstata e também ministra palestras nas empresas e canteiros sobre esse tema, em todos os municípios onde têm Unidades. Para contratar esse serviço: (11) 3664-5059 e 3664-5844 – relacoesempresariais@seconci-sp.org.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados