Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Contratação de candidatos adequados aos cargos reduz pedidos de demissão nas empresas

Segundo a Job Hunter Maria Emilia Leme, o equilíbrio entre um candidato preparado para a vaga e que possua fit cultural com a empresa são essenciais para um relacionamento empresarial duradouro

 

Mesmo o Brasil enfrentando uma crise no mercado de trabalho com uma alta taxa de desemprego, o número de pedidos de demissão bateu recorde no último ano. O país registrou cerca de 6,5 milhões de pedidos de demissão voluntária de trabalhadores CLT entre julho de 2021 e julho de 2022. O levantamento foi feito pela LCA Consultores utilizando os dados do Caged (Cadastro geral de Empregados e Desempregados).  

 

De acordo com o economista Bruno Imaizumi, responsável pela pesquisa, esses números são, também, um reflexo do início da pandemia, onde muitos profissionais aceitaram empregos sem relação com a sua formação ou em empresas que não possuíam o fit cultural. Nos anos seguintes, com a diminuição dos efeitos da pandemia, os profissionais pediram demissão para buscarem cargos que condiziam com suas qualificações, valores e fit cultural com as empresas.

 

“Contratar colaboradores adequados e com perfil exato para uma determinada vaga traz muitos benefícios a empresa. Torna o processo mais certeiro e evita funcionários que ocupam o cargo como algo temporário”, conta Maria Emilia Leme, Job Hunter e Executive Coach. 

 

Por isso, as empresas têm procurado especialistas para auxiliarem nesse processo certeiro de contratação. Os Job Hunters têm uma cartela de candidatos com perfis que atendam as especificações de cada vaga.  

 

“No momento que o profissional é convidado para uma entrevista, além de apoiá-lo na preparação, procuro orientá-lo para que ele também faça a entrevista com a empresa, para que possa entender se vaga está alinhada ao seu momento de carreira e aos seus valores. Dessa forma o profissional ao aceitar o desafio proposto terá mais chances de permanecer na empresa por um tempo maior.”, diz.  

 

Porém, outro fator que as empresas precisam se alertar é o clima organizacional e a boa gestão de equipe. Grande parte dos bons funcionários também estão pedindo demissão por estarem em ambientes tóxicos.  

 

“É uma via de mão dupla. Um ótimo candidato precisa de suporte e de boas condições para se manter na empresa, desenvolver projetos relevantes que contribuam para o crescimento da organização e da sua carreira”, acrescenta Maria Emilia Leme.

 

Maria Emilia Leme - Job Hunter e Executive Coach há 14 anos assessorando coordenadores, gerentes e diretores no processo de Recolocação Profissional e Orientação de Carreira. Pedagoga, pós-graduada em Gestão Empresarial e MBA Executivo Internacional pela FIA-USP, com certificação em Coaching e diferentes especializações. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados