Pesquisar no Blog

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Novembro Azul : Associações de Diabetes do país realizam iniciativas para chamar a atenção da causa


Com cerca de 16 milhões de brasileiros com diabetes, segundo dados do atlas da Federação Internacional de Diabetes, o Brasil é o quinto país em número de pessoas com a condição.

Alinhadas com o tema da Federação Internacional de Diabetes: Acesso aos Cuidados do Diabetes, as associações de diabetes irão realizar pelo país uma série de atividades para chamar a atenção da população sobre: o diagnóstico precoce, a importância da adesão ao tratamento e da inclusão de hábitos saudáveis para qualidade de vida.

 

No dia 2 de novembro:

 

A Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) fará iluminação do Complexo Ponte Estaiada, a partir das 18h30, em Teresina, no Piauí.

 

No dia 4 de novembro:

 

A Associação dos Doentes Crônicos do Brasil realiza uma campanha, das 9h às 12h, na Clínica Amor Saúde, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A iniciativa inclui: aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes para todos, que passarem pelo endereço: Av. Júlio Antônio Thurler, 70 - Olaria. A equipe contará com dois auxiliares de enfermagem e dois técnicos de som e imagem. A ideia é atingir mais de 250 pessoas com a ação. 

 

No dia 5 de novembro:

 

A Associação Jacareiense de Diabéticos, das 9h às 13h, fará uma campanha com aferição de glicemia e de pressão arterial, além de disponibilizar uma nutricionista para orientar as pessoas sobre como se alimentar de forma saudável, entre outros serviços. A iniciativa será na Rua Barão de Jacareí, no centro da cidade de Jacareí.

 

A Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis participará da campanha das 9h às 13h, no Sesc Prainha, na Travessa Siryaco Atherino, 100, no Centro de Florianópolis. A iniciativa inclui: atendimento gratuito de pessoas com diabetes com diversos especialistas, entre eles, cardiologista, podóloga, endocrinologista, oftalmologista, nutricionista, odontólogo e educador físico. A ideia é orientar este público com informações corretas, para que possam se engajar no tratamento.

 

O Instituto dos Diabéticos de Foz de Iguaçu, às 14 horas, promoverá a abertura da Semana Azul do Diabetes com os associados e convidados: será composta uma Mesa Redonda o “Tema Educação para Proteger o Amanhã”, com profissionais da saúde como endocrinologista, cardiologista, nefrologista e oftalmologista, na sede do Instituto, localizado na Av. Eng. Hildemar Leite França, 278 - Vila A, em Foz de Iguaçu.

 

A Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) organiza a Reunião Festiva de Abertura do Novembro Azul e também celebrará o aniversário da instituição no Auditório São Marcos do Hospital que leva o mesmo nome, em Teresina, no Piauí.

 

No dia 7 de novembro:

 

A Associação dos Doentes Crônicos do Brasil realiza uma campanha, das 9h às 12h, na Clínica Amor Saúde, em parceria com Cartão de Todos, na Praça do Centro de Bom Jardim, perto de Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A iniciativa inclui: aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes para todos, que passarem pelo local. A equipe contará com dois auxiliares de enfermagem e dois técnicos de som e imagem. A ideia é atingir mais de 250 pessoas com a ação. 

 

No dia 8 de novembro:

 

O Instituto dos Diabéticos de Foz de Iguaçu realiza uma ação de prevenção e orientação do ao pé diabético, que inclui o teste de monofilamento estesiômetro e doopler, com o ADIFI Móvel, das 9h às 16 horas, na UBS Profilurb ll, localizada em Alameda Boto, 400, em Foz do Iguaçu.

 

No dia 9 de novembro:

 

O Instituto dos Diabéticos de Foz de Iguaçu, às 9h, fará uma ação de prevenção e educação em diabetes, que inclui: campanha de aferição de glicemia e de pressão arterial e palestra sobre alimentação e orientações às pessoas com diabetes no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida na Av. Morenitas -Jardim das Flores-Bairro Porto Meira, em Foz de Iguaçu.

 

No dia 10 de novembro:

 

A Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos promove um Aulão de Zumba com treino funcional, campanha de aferição de glicemia e de pressão arterial e palestra sobre alimentação e diabetes, na Praça da Igreja de Nazaré – Bairro Montese, às 17h, em Fortaleza.

 

No dia 11 de novembro:

 

A Associação dos Diabéticos e Familiares de Tanguá (ADIFAT) promove o 1º Encontro Municipal de Atualização no Tratamento em Diabetes, a partir de 8h, no Centro Cultural Ana Maria Gac, localizado na Rua Vereador Manoel Macedo, 1040, Centro, na cidade de Tanguá, no Rio de Janeiro. É destinado para profissionais de saúde. A iniciativa terá diversas palestras, entre elas Diabetes: a doença mais cara do mundo e Como o diabetes afeta os rins e as últimas tecnologias na área. Inscrições podem ser feitas pelo e-mail: dcntdiabetes2022@gmail.com

 

O Instituto dos Diabéticos de Foz de Iguaçu, das 9h às 16 h, organiza uma ação de prevenção e educação em diabetes que inclui: campanha de aferição de glicemia e de pressão arterial e palestra sobre alimentação e diabetes no Parque Tecnológico de Itaipú, para os funcionários interessados, em Foz do Iguaçu.

 

No dia 12 de novembro:

 

A Associação dos Diabéticos de Cambuí-MG realiza o Piquenique Novembro Azul do Diabetes, no Campo do Asilo, no município de Cambuí, no dia 12 de novembro. O objetivo é pré-diagnosticar pessoas com diabetes, encaminhar para atendimento, caso haja alteração da glicemia, sensibilizar a população sobre os riscos da saúde com o ganho de peso e a importância da inclusão de exercício físico na rotina. Para isso, realizará: aferição de pressão, glicemia e orientação com educador em diabetes. Além de brincadeiras educativas com premiação.

 

A Associação de Diabetes Sempre Amigos de Indaiatuba promove Campanha pelo Dia Mundial do Diabetes, das 8h às 13h, na Praça Prudente de Moraes, em Indaiatuba. Com envolvimento de uma equipe de 20 pessoas, a iniciativa visa pré-diagnosticar pessoas com diabetes, por meio de aferição da glicemia, além de proporcionar também aferição de pressão arterial e encaminhar para atendimento, caso haja alteração da glicemia e da pressão. Haverá também profissionais para verificar os pés, além de conscientizar o público sobre os riscos da saúde com o ganho de peso e a importância da inclusão de exercício físico na rotina.

 

A Associação dos Diabéticos da Grande Florianópolis organiza o Piquenique Azul, no Horto Florestal Córrego Grande, em Florianópolis. Haverá aferição glicemia, bate papo sobre diabetes, lanche e sorteio de brindes!

 

No dia 14 de novembro:

 

A Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos fará uma campanha que inclui aferição de glicemia e de pressão, além de oferecer atendimento nutricional e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e encaminhamento para o endocrinologista para os casos de alteração nos índices de saúde. A ação será no Shopping Benfica, entre 10h e 15h, em Fortaleza.

 

A Associação Maranhense do Diabético Tipo 1 realiza campanha de detecção precoce do diabetes incluindo testes de glicemia e aferição de pressão arterial, das 10h às 22h, no Shopping da Ilha, em São Luís, do Maranhão, com apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde, como também da Liga Acadêmica de Diabetes e Obesidade. 

 

A Associação dos Diabéticos do Piauí (ADIP) fará no Teresina Shopping uma estação de saúde que incluirá: acolhimento, avaliação antropométrica (medidas de cintura e quadril) e dos pés, avaliação e orientação nutricional, aferição da pressão arterial e de glicemia, encaminhamento das pessoas que tiverem alterações nos índices de saúde, distribuição de folders e cadastro de novos associados. As ações serão das 15h às 21h, em Teresina, no Piauí.

 

No dia 17 de novembro:

 

A Associação Maranhense do Diabético Tipo 1 realiza campanha de detecção precoce do diabetes incluindo testes de glicemia e aferição de pressão arterial, das 9h às 16h, no Parque do Bom Menino, em São Luís, do Maranhão, com apoio de uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de saúde, como também da Liga Acadêmica de Diabetes e Obesidade. 

 

No dia 19 de novembro:

 

A Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético realiza uma campanha de diagnóstico precoce do diabetes, das 9h às 12h na Praça Bosque, no centro de Botucatu. Neste dia haverá aferição de glicemia e de pressão arterial, avaliação física e dos pés, teste de neuropatia (neuropad®), cálculo do IMC, auriculoterapia, atividades físicas ao ar livre e orientações com educador em diabetes e médico endocrinologista no local, caso haja alteração de algum dos índices de saúde avaliados.

 

A Associação Sergipana de Proteção do Diabético (ASPAD) desenvolverá uma campanha que inclui: teste de glicemia capilar, aferição da pressão arterial, exame do pé diabético, orientação nutricional e consulta com endocrinologista, no Parque da Sementeira, na Av. Jornalista Santos Santana, em Aracaju, em Sergipe. A iniciativa envolverá 45 voluntários das Universidades Federal de Sergipe e Tiradentes.

 

Por sua vez, a Associação dos Diabéticos do São Francisco (ADISF) promove uma campanha, para conscientizar a população para os cuidados com o diabetes e obesidade. A iniciativa terá acolhida dos participantes, com realização de testes de glicemia capilar, aferição de pressão arterial, orientações com um educador físico da Secretaria de Saúde de Petrolina, além de terapia de ventosas com profissionais da Secretaria de Saúde. Além disso, o evento terá também uma mesa redonda com endocrinologista, representante do Projeto Açucadário- exercício diário como açúcar para a vida com educador físico. A iniciativa pretende atingir 250 pessoas e será feita no Parque Josefa Coelho, em Petrolina, Pernambuco, das 7h30h, às 12h.

 

No dia 20 de novembro:

 

No domingo, a Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético, das 9h às 10h, haverá a caminhada de conscientização sobre o diabetes para toda a população de Botucatu e região. A iniciativa será realizada na Avenida Universitária com saída da portaria nova do Lageado.

 

No dia 21 de novembro:

 

A Associação dos Doentes Crônicos do Brasil promove aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes, com a inclusão de uma palestra sobre diabetes e tecnologia, na Academia Inspirar Fitness Medicina e Saúde, em Nova Friburgo, das 9h às 12h e das 18h às 20h.

 

No dia 22 de novembro:

 

A Associação Cearense de Diabéticos e Hipertensos promove uma campanha que inclui: aferição de glicemia e de pressão, além de oferecer atendimento nutricional e cálculo de IMC (Índice de Massa Corpórea) e encaminhamento para o endocrinologista para os casos de alteração nos índices de saúde, com o acréscimo de exame de fundo de olho e palestras educativas sobre retinopatia diabética, no Hospital de Olhos Leiria de Andrade, em Fortaleza, a partir das 9h.

 

A Associação Riograndense de Apoio ao Diabético fará em parceria com a Prefeitura de Novo Hamburgo uma campanha que inclui aferição de glicemia e de pressão arterial, com orientação de suas endocrinologistas e de nutricionista. Com o apoio do Lions, fará também teste de visão, das 14h às 17h, na Praça Punta Del Este em Nova Friburgo, no Rio Grande do Sul.

 

No dia 27 de novembro:

 

A ADJ Birigui promove a 10ª Corrida, no Parque das Árvores, em Birigui, no interior paulista, para mobilizar uma média de 1.000 participantes de Birigui e toda região Noroeste Paulista. Além disso, promoverá no mesmo espaço a Corrida Kids, que será a sua 9º edição. Neste evento, mobilizará uma média de 150 pessoas, parceiros, tiro de guerra, prefeitura, secretários de: trânsito, saúde, esportes, e colaboradores da polícia militar e da polícia municipal, entre vários voluntários, para que o evento ocorra sem intercorrências. As inscrições podem ser feitas em: https://www.incentivoesporte.com.br/?fbclid=IwAR3v5-_ra1XVP-rxoJoS-wnFggLGHyAlSlEoynJdVwXXkckYYtMqHgH3AKU#/evento/10-edicao-corrida-contra-o-diabetes

 

No dia 28 de novembro:

 

A Associação dos Doentes Crônicos do Brasil realiza uma campanha, das 9h às 12h, na Clínica Amor Saúde, em parceria com Cartão de Todos, na Praça Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro. A iniciativa inclui: aferição de glicemia e de pressão arterial, orientação e educação em diabetes para todos que passarem pelo local. A equipe contará com dois auxiliares de enfermagem e dois técnicos de som e imagem. A ideia é atingir mais de 250 pessoas com a ação.

 

Todas estas ações têm o intuito de melhorar a adesão ao tratamento e prevenir complicações do diabetes, como retinopatia diabética, doenças cardiovasculares, nefropatia e neuropatia diabéticas. As ações, que terão foco em diagnosticar doenças de retina, vão orientar as pessoas com diabetes a visitar o oftalmologista pelo menos uma vez ao ano, a fim de detectar alterações precoces, que ajudarão o público a tratar mais facilmente a doença detectada e evitar, assim, 4,8% dos 37 milhões de casos de cegueira devido a doenças oculares, segundo o estudo As Condições de Saúde Ocular no Brasil, publicado em 2019 pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

 

Para a realização destas ações, a instituição conta com o apoio da: Coalizão Vozes do Advocacy, Allergan, Lilly, Novo Nordisk e Roche.


 

Sobre o Dia Mundial:

 

O Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela International Diabetes Federation (IDF) em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em resposta ao aumento do interesse em torno do diabetes no mundo. Celebrado em 14 de novembro, é visto como a maior iniciativa mundial em torno do diabetes. A data foi escolhida devido ao nascimento do cientista canadense Frederick Bantin que, em parceria com Charles Best, foi responsável pela descoberta da insulina, em outubro de 1921. Dois anos mais tarde, Banting recebia o Prêmio Nobel de Medicina por esta descoberta e pela aplicação da insulina no tratamento das pessoas com diabetes.

 

O símbolo do Dia Mundial do Diabetes é um circulo azul que simboliza a união. A IDF buscou um formato simples para facilitar a reprodução e o uso para as pessoas que quisessem dar apoio à campanha. Esta data também é marcada com a iluminação em todo o mundo de monumentos e construções de destaque na mesma cor. O azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que simboliza também a união entre os países. Neste dia, é estimulado o uso de roupas na cor azul, cor símbolo da campanha.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados