Pesquisar no Blog

sábado, 29 de outubro de 2022

Os benefícios da relação das crianças com os animais de estimação

Fortalecimento do sistema imunológico e estímulo ao cérebro estão entre as vantagens de ter um pet em casa 

 

Um sonho comum entre crianças é o de ter um pet como amigo e poder criar memórias com ele durante a vida. Segundo a médica veterinária Danielle Silveira, do Hospital Veterinário Veros, são inúmeros os benefícios do convívio dos pequenos com os animais. Entre eles, se destacam o fortalecimento do sistema imunológico, o estímulo ao cérebro e a redução da ansiedade infantil.

“Quem já teve um animal de estimação sabe o bem que eles nos fazem! São companheiros, criam memórias lindas e, além da amizade, trazem benefícios à saúde das crianças. O convívio com um pet pode diminuir o risco de asma; aperfeiçoar habilidades motoras; diminuir o risco de ansiedade infantil; e estimular a atividade física. Os animais também são terapêuticos, tanto que muitos já fazem trabalho com crianças com autismo: o contato estimula a produção de hormônios, como endorfina e adrenalina, que ajudam na melhora de diversos quadros”, afirma a médica.

Ainda de acordo com Dra Danielle, todos os animais de estimação podem estimular as crianças, já que cuidar de outro ser vivo desenvolve o senso de responsabilidade ainda na infância. Os cachorros normalmente são mais energéticos e os gatos mais independentes, porém muito brincalhões. Já os roedores são animais menores, que podem ensinar sobre cuidado e delicadeza, enquanto os peixes podem criar consciência ambiental e estimular a criatividade.

“Todos os animais são bem-vindos e os benefícios estão sempre presentes, independentemente da idade da criança. Alguns estudos falam que desde o desenvolvimento na barriga da mãe o sistema imunológico da criança já pode se desenvolver mais forte. A idade vai determinar apenas o quanto de interação ela vai ter com esse animal”, complementa.

Para obter os benefícios que os animais podem oferecer às crianças, os responsáveis devem cuidar bem do pet e garantir que sua saúde também esteja em dia. Por isso, a médica alerta para a importância da vacinação, vermifugação, banhos regulares e antipulgas e carrapatos.

“Além dos cuidados básicos, é preciso ensinar a criança a respeitar o limite e tempo do pet, como momentos de alimentação e sono. A educação básica para os cachorros também é importante: comandos como ‘sentar’, ‘ficar’ e ‘vem’ evitam acidentes por excesso de energia ou ansiedade do animal”, finaliza.


Veros Hospital Veterinário

Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 4643, Jardim Paulista -- São Paulo, SP.

Site: Link

Instagram: Link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados