O mês de novembro vem chegando e quando falamos de varejo, de comércio, lembramos rapidamente de uma data muito importante para este setor: Black Friday.
A sexta 25 de novembro será mais uma dessa campanha que possui fama mundial.
Para muitos, o planejamento continua sendo primordial para se ter um resultado
satisfatório nessa época.
Quem reforçou essa tese foi o especialista em neurolinguística e também mentor
empresarial Gustavo Medeiros. Segundo ele, ter estratégias continua sendo o
mais aconselhável mote para os bons resultados.
Pensando em auxiliar os empreendedores desse setor, ele elaborou uma lista com
quatro dicas para quem pretende se destacar na data. Confira:
1- Estar ciente das principais datas de novembro
“Tem a Black, mas também teremos Copa do Mundo, primeira parcela do 13º salário
sendo paga aos trabalhadores, véspera dos amigos secretos, do Natal, logo é
preciso buscar um planejamento de como costurar todas essas datas visando o
melhor resultado para empresa”, disse.
2- Ter dois formatos
“Tentar ter, além da própria sexta (Black Friday), um formato “Black Week''
(uma semana de promoções). Ter uma campanha impactante nesse período. Ter uma
semana de muitas ofertas e no dia mesmo ser mais agressivo. Sugestão: abrir a
empresa mais cedo, promover um café da manhã como cortesia para que tudo isso,
ou outras ideias nesse sentido, sirva como um convite mais atrativo”, disse.
3- Pensar no preço e não tanto na margem
“Não estou dizendo que não é importante ter lucro. É importante pensar nessa
margem. Mas tente usar essa época do ano para aumentar a base de clientes. Essa
é uma excelente oportunidade para conquistar novos clientes. Então tente ter
promoções realmente. Ninguém aguenta mais comprar nada pela metade do dobro.
Tenha promoções de verdade. Busque algo interessante. Não precisa ter tudo em
promoção bombástica. Escolha itens específicos para serem suas armas de
impacto”, falou.
4- Crie um cashback
“Ofereça um ‘compre agora e tenha tantos % de desconto nas compras em janeiro'.
Por que isso? Porque além de funcionar como ferramenta para aumentar a margem
de clientes já mencionada, cativa-os para virem ao seu negócio em um época
que não é tão movimentada, que não tem tanta frequência de vendas”, pontifícia
.
5- Prepare sua equipe
“Ter colaboradores focados no resultado desejado na data é exatamente
relevante, sobretudo quando há alinhamento de objetivos. Invista nisso também”,
falou.
6- Separe os clientes por grandes grupos
“Isso também se encaixa no planejamento. Veja os interesses de alguns grupos de
clientes e avance com propostas que se encaixam nesses desejos. Quem quer
eletrônico, quer ver eletrônico. Quem quer eletrodoméstico, quer
eletrodoméstico. Fica bem mais fácil direcionar os compradores às sessões
específicas tendo esse conhecimento”, finalizou.
Gustavo Medeiros - formado em
Administração pela Faculdade Estácio de Florianópolis e Master em Programação
Neurolinguística (PNL), com experiência de 18 anos no comércio varejista,
passando por gestões de marketing, estratégica e comercial. Também é
especialista em Psicodinâmica do mundo dos negócios, analista comportamental e
com especialização em psicanálise em curso. Hoje atua mais fortemente nas áreas
de consultoria e treinamentos, sobretudo em gestão de clínicas do mercado
estético, mas também de consultórios odontológicos.
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