No mundo corporativo atual, fazer networking é a melhor forma de gerar novos negócios, porém, para muitas pessoas, se relacionar pode ser uma dificuldade. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, 70% dos jovens têm dificuldade de encontrar um emprego, não por falta de oportunidades, mas sim por timidez.
Uma
das formas que podem ajudar a driblar a timidez é o networking - que tem como
objetivo criar relacionamentos com outras pessoas em um nível emocional para
ajudar a construir um negócio. Dessa forma, é preciso conhecer e
interagir com pessoas que podem fazer parte da sua rede de negócios ou mesmo
amizade.
No
entanto, o networker tímido muitas vezes pode se sentir ansioso ao entrar em
contato com outras pessoas e clientes potenciais. Sentir-se à vontade para se
apresentar a estranhos é um dos maiores obstáculos para um networking de
sucesso.
É
muito comum as pessoas se sentirem um pouco assustadas em um evento de
networking. Mas é possível reverter esse cenário. Abaixo, listo sete dicas que
você pode fazer para reduzir sua ansiedade. Confira:
1.
Procure por grupos de Networking: é possível fazer
parte de grupos online ou presenciais em uma região. Além de possibilitar
conhecer novas pessoas, todos estão abertos para conversar e melhorar suas
habilidades. Nessas reuniões, também é possível treinar a desenvoltura,
comportamento, abordagens.
2.
Saia da zona de conforto e converse com novas pessoas: quando
se trata de networking, é importante falar com as pessoas e pensar em maneiras
criativas de construir o seu negócio. Dedique tempo aos relacionamentos que
você já tem. Estenda a mão e pergunte se as pessoas estão bem, se há algo que
você pode fazer para ajudá-las.
3.
Nunca é tarde para começar: a correria do dia a dia nos faz
pensar que nunca há tempo para fazer networkings, mas na realidade sempre há.
Não é tarde demais para começar a construir sua rede agora, uma pessoa de cada
vez. Além de participar dessas reuniões, você pode se propor a convidar um
membro para tomar um café uma vez por mês e começar aos poucos a ampliar sua
rede.
4.
Seja agradável: desenvolver a simpatia ajuda a abrir
portas no networking. Estar aberto para conversar ou expressar essa vontade
ajuda muito no primeiro contato e a quebrar o gelo. Uma ótima oportunidade para
desenvolver esse ponto é participar de alguns grupos ou reuniões de
empreendedores.
5.
Ouça o que os outros dizem: saber ouvir e
compartilhar é fundamental para vencer a timidez. O ambiente do BNI é norteado
pelo compartilhamento de recursos. Esses podem ser de ordem material ou
imaterial, como talentos, habilidades, conhecimentos, informações, contatos,
saberes, experiências e tantas outras riquezas que todos temos. Colaborar é um
movimento natural do ser humano, que tem prazer em se colocar à serviço do
todo, ao contrário do que fomos levados a acreditar.
6
- Leve em consideração o “efeito borboleta”: quando
falamos em efeito borboleta, é algo simples e fácil de se entender. Você não
sabe quem as pessoas conhecem, então apenas entre em contato com alguém para
construir um relacionamento. É preciso ter um ponto de partida para conhecer as
pessoas. Conhecendo alguém em uma reunião ou evento, ela pode te indicar para
outras pessoas e, dessa forma, você vai construir relacionamentos sem saber
onde esse efeito borboleta pode te levar, mas mudando a vida dos seus
negócios.
7.
Lei da Reciprocidade: é importante ter a visão de que a
confiança colaborativa é a moeda mais valiosa nos negócios - nos
relacionamentos e na vida. O marketing de referência e indicações nunca foram
tão importantes quanto nos dias de hoje, em que as empresas precisam conquistar
novos clientes, presencialmente ou remotamente, para não colocar em risco a sua
operação.
Os
empreendedores, sendo tímidos ou não, precisam aprender os benefícios da
filosofia “Givers Gain”, ou seja, “Se eu lhe ajudar indicando negócios, você
vai se interessar em me ajudar também”. “É a Lei da Reciprocidade em ação no
mundo dos negócios.
Mara Leme Martins - PhD e VP BNI Brasil - Business Network
International, a maior e mais
bem-sucedida organização de networking de negócios do mundo.
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