O atendimento ao cliente é sem dúvida um dos maiores potencializadores de relações e negócios.
Em mais de 35 anos de área comercial, atuando em
diversas áreas técnicas e comerciais no segmento de embalagens pude constatar
os benefícios e as vantagens dos profissionais e empresas que focam nesse
quesito.
Para ilustrar, o IBRC (Instituto Ibero Americano de Atendimento ao cliente), responsável há mais de 10 anos pelo ranking de atendimento da revista Exame, baseado em suas pesquisas, interações com cliente oculto, via site, comprova que temos muitas oportunidades de melhoria. Em uma nota máxima de 100 pontos, muitas empresas se situam na faixa de 65 e, ainda assim, ao se autoavaliarem, se pontuam com notas acima de 90, ou seja, além de ter um problema de atendimento não se conscientizaram de que precisam melhorar.
Quando verificamos o ranking das melhores empresas
avaliadas é nítido que o investimento tem um grande retorno, principalmente de
imagem, o que diferencia empresas como Natura, Boticário, Netflix, Nubank,
Fleury, Coca Cola, Hyundai, Samsung, Magazine Luiza, entre outras muito bem
avaliadas por seus clientes. Ao ouvir, entender as dificuldades de seus
públicos, agir na direção de corrigir e atender melhor, o retorno é certo.
Afinal, quem trabalha em atendimento em uma
empresa?
Todo aquele que se apossa da marca que representa,
acolhe com gentileza, soluciona o problema que o interlocutor reclama, agradece
a oportunidade que a reclamação representa.
O cliente que reclama demonstra, no fundo, que tem
uma preferência por sua empresa, caso contrário, ao invés de reclamar,
simplesmente trocaria de fornecedor, produto ou serviço.
Walt Disney e sua Disney University, a maior
referência mundial em atendimento, determina quatro passos em um atendimento
padrão para seu time de “Cast Members” (membros do elenco em
tradução literal), o acrônimo das palavras “LAST” – Listen
(ouça), Apologize (se desculpe), Solv (resolva)
e Thanks (agradeça) – e, na abordagem a qualquer
convidado, simplesmente determina três difíceis ações: sorrir, cumprimentar e
dar boas-vindas.
Será difícil implantar esse padrão de comportamento
em outro tipo de negócio que não os Parques da Disney? Claro que não. Bons
exemplos estão por aí espalhados dos pequenos negócios às grandes corporações.
O que falta, na verdade, é incorporar um padrão de atendimento, comportamento
que faça parte da cultura e dos valores da empresa e isso só se consegue com
treinamento, treinamento e treinamento.
Cito em meu livro “Se vira, você não é quadrado”
6 passos, que julgo fundamentais na direção de surpreender o cliente:
1- Autoconhecimento, sendo uma
estratégia para conhecer melhor seu cliente, entendê-lo e atendê-lo de forma
exclusiva e personalizada.
2- Conhecimento sobre seu
mercado, produto, clientes e concorrência fazem a diferença em sua estratégia.
3- Relacionamentos genuínos são fonte
de preferência e informação, fundamentais dentro e fora da empresa.
4- Organização e controle levam
empresas a uma gestão focada e assertiva, onde a taxa de conversão evoluirá à
medida que for melhor controlada.
5- Negociação é uma habilidade em que
toda empresa deve investir, treinar e rever como diferencial de seu time
comercial.
6- Times de sucesso. Não basta
trazer os melhores, a moderna gestão deve trabalhar para desenvolver pessoas,
talentos, de forma continua e alinhada, assim como criar mecanismos de retenção
e motivação.
O talento de um time de sucesso evolui quando está
alinhado com preparação, prática, foco, disciplina e iniciativa em todas as
áreas, afinal, o bom atendimento é mais que uma qualidade, deve ser uma rotina
trabalhada exaustivamente.
Atender bem nos faz melhores!
Sergio Damiao – Graduado em Marketing e Vendas pela Universidade Anhembi Morumbi,
Mestrando em Gestão de negócios na Florida Christian University, MBA em
Competências Humanas pela FACEAT e parceria com a Compentency Carreiras sem
fronteiras. Certificação em “Estratégia da Magia, busca da excelência com foco
em resultado”, pelo Idepro/Ibex em Orlando (EUA). Certificação em Intercoach
Business, pela Florida Christian University. Profissional da área de
embalagens, gestor comercial, palestrante, autor do livro “Se vira, você não é
quadrado”, pela Literare Books International.
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