Nos últimos
dias, a maior parte dos empreendedores brasileiros foram impactados por
notícias negativas a respeito da disseminação do novo coronavírus, o que
acarretou a paralisação das atividades e, consequentemente, da nossa economia.
No entanto, este não é momento de quem tem uma micro, pequena ou média empresa
estagnar. Ao contrário, é hora de retomar o controle.
Sei que boa parte dos
empresários está em desespero pelas contas que vêm pela frente, para honrar os
pagamentos dos colaboradores e fornecedores e até para não precisar tomar
medidas mais drásticas. Sei que não é simples e não é fácil, mas este é o
momento ideal de parar e olhar para dentro da sua empresa. Que tal fazer o que
ninguém fazia enquanto o barco estava cheio de gente e, ao mesmo tempo, repleto
de problemas?
Agora é hora de arregaçar as
mangas e analisar aquele controle financeiro, contabilizar de forma minuciosa o
que entra e o que sai, fazer a análise de cada despesa, verificar o controle
dos gastos, estudar as metas de redução, negociar com fornecedores, calcular o
preço do seu serviço ou produto, pensar novas estratégias de precificação e
avaliar novos canais de vendas. Pode não parecer, mas agora é a hora de
ponderar e, principalmente, planejar!
Você se lembra de que a
qualidade e desempenho da sua equipe incomodavam, mas não havia tempo para ver
onde estavam as falhas? Então! Este é o momento de estudar ponto a ponto: os
processos de produção, as técnicas de vendas, o controle de estoque, os processos
de logística, o pós-venda e o atendimento. Agora que o fluxo de atividades é
menor, vale criar planos de ação para começar a executá-los de um jeito novo e
mais assertivo assim que a rotina voltar ao normal.
Agora é o momento de enxergar
novas oportunidades e preparar o lançamento de produtos e serviços. Se antes
você não vendia pela internet, agora precisa vender, porque o cliente não vem
até você. Não tem estrutura para entregar? Encontre o caminho para desenvolver
e precificar essa entrega na porta do cliente. Seu produto ou serviço não pode
ser entregue na casa das pessoas? Atenção! Essa foi a mesma afirmação feita
pela Blockbuster quando escutou a ideia da Netflix. O problema que você
enfrenta hoje será a mola propulsora para fazê-lo avançar. Depois desse
período, você se tornará melhor e maior.
É tempo de separar o joio do
trigo. É hora de entender quem tem empresa e quem é empreendedor. O primeiro
“toca” o negócio e, quando há mudança do mercado, paralisa e não encontra
caminho a seguir. Seus objetivos mudam e sua decisão é fechar as portas para
evitar mais prejuízos. O segundo empreende e sabe que o negócio é o caminho
para um objetivo maior, por isso ele busca se adaptar às mudanças e aos
obstáculos. Trabalha para encontrar soluções a fim de manter a empresa e decide
continuar até atingir seu objetivo.
Agora é hora de se fortalecer.
Aqueles que não suportarem ou não estiverem dispostos ao enfrentamento vão
fechar as portas. Consequentemente, entregarão os clientes que ficarem
desamparados “de bandeja” àqueles que permanecerem no mercado. É comum que em
momentos como esse, algumas empresas cresçam com o fechamento de outras.
Para finalizar, queria contar
um pouco a você sobre as carpas, aqueles lindos peixes ornamentais muito
apreciados pela cultura oriental e encarados como símbolos de sorte,
perseverança e força. As carpas vivem 70 anos. Algumas chegam a 200 anos. Elas
sobrevivem aos mais diversos ambientes e podem resistir a temperaturas abaixo
de 0 e acima de 28º. Elas, inclusive, são parte de uma lenda chinesa muito
inspiradora. Essa lenda diz que na época da desova, as carpas nadam contra a
correnteza e sobem cascatas. Assim que ela enfrenta todas as dificuldades e
atinge seu objetivo, que é chegar ao topo, ela se transforma em um dragão. Esse
é o reconhecimento por sua bravura e determinação.
Sejamos como as carpas no mundo
dos negócios. Com bravura e determinação, sem dúvidas poderemos superar as
adversidades que se apresentam e encontrar nosso reconhecimento em um futuro
próximo!
Haroldo Matsumoto -
especialista em gestão de negócios e sócio-diretor da Prosphera Educação
Corporativa, consultoria multidisciplinar com forte atuação
entre empresas de diversos portes e setores da economia.
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