Pesquisar no Blog

sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

Metade das fraudes com passagens aéreas ocorre no Brasil; dicas para não cair numa cilada na hora de comprar online



De acordo com pesquisa divulgada recentemente pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata, na sigla em inglês), fraudes cometidas por meio de cartões de crédito foram responsáveis por trazer um impacto negativo de US$ 1,4 bilhão (R$ 5,7 bilhões) à indústria de transporte aéreo nas Américas em 2019. 

Ainda conforme o levantamento da Iata, de todas as fraudes envolvidas com cartão de crédito, 46% dos fraudadores usam o meio de pagamento para comprar passagens aéreas. Além disso, metade das fraudes com passagens das Américas, acontece no Brasil. 

De acordo com Paula Rebouças, country manager do buscador de voos TurismoCity (www.turismocity.com.br) - que atua em diversos países da América Latina como Argentina, Brasil e Chile, “Hoje, podemos fazer quase qualquer tarefa pela internet. Uma das práticas que vem crescendo nos últimos anos é a compra passagens aéreas online - por meio de sites de viagens ou buscadores.  Porém, com o avanço da tecnologia, aumentou também o risco de ataques cibernéticos e fraudes. É preciso ter muito cuidado antes de colocar os dados pessoais e dos cartões na hora de fazer uma compra pela internet”, comenta.

A especialista listou algumas dicas de como comprar passagem aérea com segurança na internet:

Cuidado com anúncios falsos
É importante ter em mente que existem cibercriminosos que se passam por agentes de viagens e oferecem bilhetes falsos.  O golpe pode funcionar da seguinte forma: o criminoso seduz o viajante com um anúncio de passagens tentador. Esse falso agente, normalmente, apenas emite bilhetes para datas próximas à compra e exige pagamento via depósito bancário. Após o pagamento,emite as passagens de maneira fraudulenta - comprando com cartão de crédito roubado ou clonado, por exemplo. Dessa forma, o passageiro corre o risco das operadoras detectarem o golpe e o bilhete ser cancelado. Além do prejuízo financeiro, o passageiro ainda pode ser acusado de fraude. 

Para evitar esse tipo de dor de cabeça uma dica é usar buscadores de voos credenciados. No site do Turismocity, por exemplo, não são realizadas reservas, apenas o direcionamento para diferentes sites de compras de passagens - eles podem ser companhias aéreas como a Latam, Gol e Azul, além de agências de viagens e marketplaces, como o Submarino Viagens, ViajaNet e o 123 milhas. Todo processo é seguro e prático, além de ser possível encontrar passagens com desconto.

Outra dica válida na hora de entrar em sites para realizar as compras é checar relatos de outros compradores em sites de reclamações e redes sociais. Assim, você estará por dentro dos possíveis problemas que já aconteceram e a forma como foram solucionados.

Fique atento para a Forma de Pagamento
Na hora de oferecer passagens online, alguns sites disponibilizam como opção o pagamento via transferência bancária (alguns site fraudulentos, como a única opção). 

A forma de pagamento online mais segura é via cartão de crédito. Dê preferência para sites que oferecem essa opção. Geralmente comprando em grandes agências de turismo ou diretamente no site da companhia aérea, sem intermediários, é a maneira mais tranquila.

Utilize um Antivírus no Computador
Para proteger sua máquina ou smartphone na hora de qualquer compra, utilizar o Antivírus Internet Security pode ser uma ótima opção. Esse software de segurança possui ferramentas que bloqueiam o fornecimento de informações pessoais como RG, CPF e, principalmente, dados bancários.

Reserve suas passagens com antecedência
Além do preço que poderá ser mais em conta, reservar com antecedência garante segurança e tempo hábil caso algum imprevisto aconteça.“Para comprar com segurança e ainda achar preços promocionais, a dica é: comprar com antecedência. Para viagens internacionais, por exemplo, o período ideal é 6 meses antes da viagem. Para destinos nacionais, 2 meses são suficientes para realizar a buscar e achar voos com bons preços. Já para os grandes feriados, como Carnaval e Páscoa, vale lembrar que 90 dias de antecedência é um bom período para comprar”, finaliza Paula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados