Fintech traz dicas
para nano, micro, pequenos e grandes empresários que estão em busca de melhorar
sua organização financeira para o próximo ano
Embora ainda não seja — nem de longe — prática de
todo empresário, o planejamento financeiro para o seu negócio é pré-requisito
para que o sucesso do empreendimento não dependa apenas da sorte.
De acordo com a IOUU, fintech de peer-to-peer ou
P2P lending que propõe alternativas financeiras para empresas que necessitam de
crédito, no lado financeiro, isso é ainda mais importante. Vai impedir que você
seja pego de surpresa com despesas não previstas e vai trazer clareza sobre
seus custos.
“Desse modo, você pode planejar o futuro da sua
empresa com mais segurança e ter as bases para crescer e alcançar a tão sonhada
lucratividade”, explica Bruno Sayão, CEO da IOUU.
Confira abaixo os principais
pontos para a elaboração de um bom planejamento financeiro.
FAÇA O FLUXO DE CAIXA DA SUA
EMPRESA
O fluxo de caixa nada mais é do que um controle das entradas e saídas da sua empresa. Portanto, ele permite prever qual será o saldo da organização no período que você determinar.
Liste todas as receitas e despesas previstas. Nessa
conta devem entrar tudo o que se possa prever, como água, luz, aluguel,
salários, comissões de vendas, impostos, custos com matéria-prima.
Semelhantemente, faça a mesma coisa com as receitas.
Em seguida, ao longo do tempo, deve-se marcar se o
que estava previsto se concretizou. Assim a diferença entre as projeções e a
realidade ficará mais clara.
“O fluxo de caixa permite ao empresário planejar
suas ações e é um instrumento importante para auxiliar na tomada de decisão”,
diz Bruno.
CALCULE O CAPITAL DE GIRO DE
QUE VAI PRECISAR
Capital de giro é o recurso do qual a empresa precisa para dar continuidade às suas operações.
Assim, os itens que o compõem vão depender da
natureza do negócio. Podem ser incluídos gastos com insumos, manutenção de
estoques, recursos para financiar os clientes ou outros gastos.
Saber qual o capital de giro que a sua empresa
demanda permite analisar para onde estão indo os recursos e, se necessário,
fazer ajustes. Além disso, é fundamental para que o empresário se planeje para
conseguir honrar seus compromissos.
FAÇA UMA ANÁLISE DA SITUAÇÃO
FINANCEIRA DA SUA EMPRESA
Para planejar o futuro, é preciso relembrar o passado e conhecer o presente. Não existe uma fórmula única para fazer a análise financeira do seu negócio, mas você deve observar como foi o histórico da sua empresa até o momento, para entender por que está na situação atual.
DEFINA AS METAS A SEREM
ALCANÇADAS
Sendo assim, analise se as projeções de gastos e de receitas que você tinha se concretizaram e, em caso negativo, o que saiu diferente do previsto. Veja como está o nível de endividamento da sua empresa e informe-se se existem opções para melhorar o perfil da dívida, como encontrar soluções com juros mais baixos.
A IOUU, por exemplo, oferece crédito com taxa de
juros de a partir de 1,3% ao mês no modelo Peer to Peer que é quando um
investidor aporta capital diretamente nas empresas em que ele decide, como um
crédito coletivo ou de impacto.
“Além disso, não esqueça de estabelecer metas para
o seu negócio. Existe um conceito em administração de empresas, que são as
metas SMART (Specific, Measurable, Attainable, Realistic e Time-Bound). É uma
sigla em inglês que diz que as metas devem ser específicas, mensuráveis, atingíveis,
relevantes e temporais”, explica.
Ou seja, não adianta você estabelecer que quer
aumentar as vendas em 50% no ano se não for possível conseguir esse resultado.
Portanto, ao estabelecer uma meta:
- seja
o mais específico possível;
- estabeleça
uma forma de medir o resultado;
- certifique-se
de que a meta é alcançável;
- tenha
certeza de que ela é relevante para o negócio; e
- estabeleça
um prazo para alcançá-la.
Esses passos já são um enorme avanço para o
planejamento financeiro em pequenos negócios e vão ajudar a sua empresa a estar
mais preparada para a retomada da economia.
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