Criador
do Ecommerce
na Prática.com, especialista Bruno de Oliveira ensina o passo a passo que o
empreendedor precisa seguir para ter sucesso com uma loja virtual de produtos
para pets
O mercado pet parece passar longe da crise. Em
2014, o setor cresceu 10% enquanto o PIB obteve, a duras penas, o saldo
positivo de 0,1%. Essa é uma área com grande potencial que ainda pode ser explorado.
Segundo dados do IBGE, 62% das residências tem pelo menos um cachorro ou gato.
Em contrapartida, apenas 0,4% das transações comerciais do setor são feitas
on-line.
Para engrossar a fileira dos bons números desse
segmento, a receita desse tipo de negócio cresce aproximadamente 35% ao ano.
Como efeito de comparação, isso representa quase o dobro do setor de
eletrônicos, que comercializa itens populares como televisores, notebooks e
smartphones.
“Esses números demonstram a possibilidade de
alcançar um mercado que ainda tem muito potencial de crescimento, reunindo
milhões de consumidores”, diz Bruno de Oliveira, especialista e criador do Ecommerce
na Prática.com.
Ele lista passos para um e-commerce de produtos
pets de sucesso:
“Sempre digo que hobbies são indícios de um bom
começo. É fundamental que o empreendedor tenha algum conhecimento --mesmo que
básico-- sobre o segmento no qual vai entrar”, explica Oliveira.
Essa familiaridade com o tema, segundo Oliveira,
será relevante para ter ideia dos problemas enfrentados pelos donos de negócios
pets, como a escolha dos produtos, o perfil dos clientes, os melhores
fornecedores.
“Muitas vezes alguém identifica um nicho ao
tentar descobrir um produto ou serviço específico e ter dificuldade em
encontrar. Mas é sempre importante ter em mente se você tem mesmo perfil para
atuar naquele segmento, e se tem conhecimentos ao menos básicos sobre a área”.
2 – Crie uma estrutura para seu negócio
Depois de definir o nicho em que irá atuar, o
próximo passo é traçar um planejamento pensando em qual produto ou quais
produtos irá vender, quem será o seu público e como essa transação será feita.
“Seu negócio vai oferecer produtos de
alimentação, roupas, acessórios, brinquedos? Considere a criação de um site,
planeje o uso das redes sociais, defina as formas de pagamento, o estoque e a
logística de entrega”, conta o especialista.
É perfeitamente possível, segundo ele, investir
em nichos específicos, como alimentos orgânicos, acessórios e roupas “fashion”
para animais ou produtos dedicados exclusivamente a um animal específico, como
gatos.
“O mercado pet está muito aquecido e falar com
nicho específico pode ser um grande diferencial. Para isso, é preciso estudar o
setor para identificar necessidades ainda não atendidas”, ensina.
3- Produza conteúdo de valor
Um canal de audiência é o meio pelo qual você vai
encontrar, atender e interagir com os seus clientes. “Você não necessariamente
vende seus produtos por meio deles, mas são de extrema importância para a
divulgação”, salienta Oliveira.
Com um canal de audiência aberto - pode ser uma
fanpage no Facebook ou um canal no YouTube- produza conteúdo com uma frequência
determinada, como duas ou três vezes por semana. O conteúdo, de acordo com
Oliveira, pode ser feito basicamente de duas formas.
“A primeira maneira é criar um personagem ou
mascote que possa ser o protagonista dos vídeos. Ele será colocado em algumas
situações nas quais seus produtos aparecem. Por exemplo, quem vende roupas para
gatos, faz vídeos nos quais o ‘Zé Felino’ aparece em desfiles ou em situações
cotidianas usando os modelos vendidos no seu e-commerce”, exemplifica.
Outra alternativa é produzir conteúdo explicando
ou mostrando como um produto específico funciona. “Se você vende alimentos
orgânicos para animais, por exemplo, vale a pena exibir como são selecionados
os ingredientes e como é o dia a dia da cozinha. Isso apresentará ao público
uma imagem de cuidado e dedicação aos pets”, comenta.
“Por meio da produção de conteúdo é possível
criar uma causa e contar uma história sobre a sua marca. O conteúdo precisa ter
qualidade, algo que certifique a relevância dos seus produtos e interesse ao
seu público.”
4 – Aproxime-se dos influenciadores do
mundo pet
Dougie,
thePug, Estopinha,
Borges...
Você conhece os influenciadores digitais do mercado pet? “Se associar a
influenciadores é uma forma eficiente de ficar conhecido e ganhar clientes, mas
não se esqueça de continuar a criar o seu próprio conteúdo”, diz Oliveira. “Um
dia você mesmo pode se tornar um influenciador digital”.
Outro ponto importante é ter contato com
profissionais da área. “Isso também ajuda no posicionamento da sua loja, que
ganhará mais credibilidade”, ressalta o especialista.
5 – Fique atento às tendências do mercado
A loja precisa se
manter atualizada e o dono sempre bem informado, principalmente nos temas
ligados ao nicho que escolheu atuar.
Tudo que envolver
esse universo interessa ao varejista, busque adotar novas tecnologias,
materiais e até o que é moda naquela estação. “Tenha sempre as novidades do
momento na sua loja, e mantenha os seus clientes cientes disso. Assim, eles vão
procurar na sua loja pelos lançamentos”, recomenda o especialista.
Além disso, participar de feiras e outros
eventos presenciais ou virtuais, nos quais poderá trocar ideias e informações
com outros empreendedores do mesmo segmento também é muito válido. “O principal
é se atualizar sempre, um empreendedor nunca pode parar, sempre tem que correr
atrás e querer mais, buscar sempre oferece o que há de melhor aos seus
clientes”, comenta.
6 – Ofereça atendimento personalizado e
pós-venda impecável
Hoje os pets são considerados parte da família.
Por isso, mostrar que seu negócio valoriza o bem-estar do animal é muito
importante para ter sucesso nesse setor. “Isso pode ser feito na comunicação do
site e demais canais de audiência. Por exemplo, é fundamental, desde a primeira
compra, pedir dados detalhados do pet, como raça, porte, sexo, idade. Isso
ajuda a criar comunicações personalizadas e sugestões de compras que façam
sentido para o dono daquele animal”, diz Oliveira.
Segundo Oliveira, é preciso também redobrar a atenção com o
atendimento para fidelizar os clientes. “Mantenha contato e mostre-se sempre
disponível, o que pode ser feito tratando o cliente pelo nome ou enviando um
e-mail personalizado com o nome do seu pet. É importante estar presente e criar
proximidade”, ensina.
Bruno
de Oliveira - Empreendedor há 15 anos, é especialista em e-commerce e
criador do Ecommerce
na Prática.com, espaço no qual auxilia outros empreendedores a iniciar e
alavancar uma loja virtual e também oferece cursos e mentoria. Também é o
criador do método Viver de Ecommerce e o idealizador da Semana do Ecommerce,
evento online gratuito onde ensina a montar o planejamento ideal e o passo a
passo para montar um e-commerce do zero.
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