Pesquisar no Blog

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Fogos de artifício podem fazer o cão passar a virada mais estressado e causar futuros problemas aos donos




Cuidados especiais devem ser tomados para diminuir o estresse e acidentes causados pelo barulho dos fogos. Veterinário aconselha hospedar o pet em um local afastado para evitar problemas
A virada é só festa, mas não para os bichinhos. A queima de fogos é um dos principais traumas para os pets, principalmente para cães. Isso acontece porque ele tem a audição quatro vezes mais sensível que a humana e escuta frequências que são inaudíveis para nós. Portanto, o som de um rojão, que para o homem pode ser insignificante, para o cãozinho é tão intenso quanto ao de uma explosão. Em momentos como esse, o instinto de defesa fala mais alto e o animal tenta uma fuga para se afastar do que ele reconhece como perigo. No desespero, alguns cães se cortam ao tentar atravessar janelas ou portas de vidro, sofrem acidentes ao caírem de varandas ou sacadas e podem passar por problemas cardíacos e nervosos.
Para evitar esse estresse, o veterinário e proprietário do Clube de Cãompo, Aldo Macellaro aconselha o dono a levar o pet para um canto sossegado da residência, em que não haja objetos ou estruturas por perto. “Colocar algodão no ouvido do cão e fazer uma bandagem em volta das orelhas pode diminuir o ruído. Evite confortar o animal nestes momentos de pânico, pois isto é um reforço positivo para que ele tenha cada vez mais medo, e que este problema cresça exponencialmente” explica ele. Mantenha sempre o cão com uma plaquinha de identificação no caso de o cão escapar de casa devido ao barulho, para que não se perca pela rua.
Mas, colocar o cão em um cômodo isolado ou fechado pode não resolver, já que o estrondo é absorvido da mesma maneira. Para Macellaro, o ideal é acomodar os animais onde eles possam ficar livres de tais barulhos e se sentirem protegidos, sem a necessidade de se refugiarem a todo o momento.
Um solução são locais específicos para receber animais, de preferência que estejam localizados longe da cidade grande. O Clube de Cãompo pode ser uma alternativa, já que está sediado no interior de São Paulo, em Itu, totalmente afastado do centro da cidade. São 60.000 m² dedicados aos pets, com atividades feitas exclusivamente para divertir o cãozinho. O espaço é uma alternativa para donos que querem proteger seu pet do estresse que esta época do ano lhe causa. 



Clube de Cãompo -www.clubedecaompo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados