Saiba
como são cobradas as tarifas nessa época do ano e quando o taxista tem razão!
O
período de fim de ano pode ser bastante vantajoso para alguns taxistas que não
param de trabalhar durante as festas de Natal e Ano Novo. Em algumas cidades,
como Salvador e Maceió, os taxistas podem cobrar o valor da bandeira 2, além de
adicional de tarifa nas corridas realizadas durante o dia. Mas isso é válido
somente nesse período de Natal e Ano Novo, no mês de dezembro. Para alguns
motoristas, essa é a chance de ter o seu 13º salário, já que trabalham durante
os fins de semana e feriados.
Mas
não são todas as cidades que beneficiam os taxistas no fim de ano com essa
possibilidade de bandeira dois. Em São Paulo, por exemplo, os valores são
fixados de acordo com as categorias dos veículos. Durante o dia, das 06h às
20h, de segunda a sábado, a cobrança é feita pela bandeira 1. Já nos domingos e
feriados, das 22h às 06h, é utilizada a bandeira 2 com acréscimo de 30% em cima
do valor da corrida. Já para as corridas entre um município e outro, o valor
cobrado sofre acréscimo de 50%. E se o passageiro utilizar o bagageiro, também
poderá pagar um valor diferente para o taxista.
E
para os passageiros que vão usar táxi durante esse período de festas, uma
alternativa para evitar surpresas na hora do pagamento é utilizar os
aplicativos de táxi. O app WayTaxi, por exemplo, possui um sistema de cálculo
do valor aproximado da corrida com base no trajeto a ser percorrido. O sistema
ainda é válido para as bandeiras 1 e 2 em diferentes cidades e Estados.
VIAGENS
Para
quem utiliza táxi com frequência e precisa economizar nas viagens, uma boa
alternativa é utilizar os descontos concedidos pelos aplicativos. O app de táxi
WayTaxi, por exemplo, disponibiliza descontos na primeira utilização do
voucher. O pagamento dispensa o uso de cartão ou dinheiro, pois o valor da
corrida é creditado diretamente na conta pessoal (CPF) ou profissional (CNPJ)
do taxista. O usuário só deve lembrar-se de acionar a opção pagamento com
voucher na hora de chamar o táxi.
Segundo
o CEO da WayTaxi, Cláudio Ávila, os taxistas são orientados a cobrar os valores
corretos fixados no taxímetro. Mas se o usuário perceber alguma cobrança
irregular, deve registrar uma reclamação.
“Quanto ao repasse feito para o taxista,
temos um sistema antifraude que faz o rastreamento de todo o trajeto realizado
e que calcula o valor aproximado da corrida. Caso alguma divergência seja
detectada, fica fácil para o gestor da conta identificar o que aconteceu”,
explica Ávila.
SEGURANÇA
O
aplicativo também conta com recursos de segurança para o usuário, como o filtro
de palavras indevidas e a limitação do número do usuário ao taxista. No caso do
filtro, durante a troca de mensagens no app, as palavras que não se relacionem
com o propósito do serviço são bloqueadas para que não ocorram assédios ou
investidas entre passageiro e usuário.
Já no caso da limitação do número do passageiro,
o telefone não fica exposto após a corrida para evitar que o taxista entre em
contato depois da viagem. Cláudio conta ainda que se o passageiro esquecer
algum item no veículo, ele pode entrar em contato com a WayTaxi pelos canais de
atendimento.
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