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Projeto do Instituto Alana
apresenta sugestões aos familiares para coibir o consumo infantil excessivo
no fim de ano
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Por
ser o Natal a época do ano em que há um crescimento expressivo no direcionamento
de publicidade às crianças, é importante que as famílias estejam atentas ao
aumento dos pedidos de compras das crianças. O Projeto Criança e Consumo, do
Instituto Alana, que defende o fim da publicidade dirigida ao público
infantil, propõe alternativas para que os familiares fujam do consumismo
neste final de ano e celebrem as festas com mais presença e menos presentes.
O
que fazer para frear o estímulo ao consumismo infantil no Natal:
1. Dê o exemplo
Educar para o consumo consciente é dar o exemplo. De nada
adianta ensinar às crianças que não se deve consumir por impulso e estourar o
orçamento familiar no shopping. É preciso ser coerente para que as crianças
aprendam como consumir com mais atenção e responsabilidade.
2. Diminua a exposição das
crianças à publicidade
Diminuir o tempo gasto em frente à TV ou na internet é
importante para reduzir o assédio mercadológico às crianças, pois esses meios
de comunicação estão repletos de publicidades que incentivam o consumismo
infantil. As crianças, em especial as muito pequenas, em virtude de seu
estágio especial de desenvolvimento, não entendem a influência dessas
comunicações mercadológicas, que vendem a falsa ideia de que é necessário ter
determinado produto ou usufruir determinado serviço para que se possa
participar de um grupo de amigos ou alcançar a felicidade.
3. Faça combinados
Combinar com as crianças como será o passeio e qual o objetivo
antes de sair de casa para idas ao supermercado, aos shoppings ou ruas de
comércio pode ajudar muito a reduzir os pedidos por impulso. Se a ida ao
shopping é para comprar o presente da vovó e nada mais é importante que isso
seja dito para a criança com antecedência. Na ida ao supermercado combinar
que ela poderá escolher um ou dois itens para comprar antes de chegar lá
ajuda a criança a aprender como consumir de forma mais refletida.
4. Evite unir lazer a consumo
Nas semanas que antecedem as festas, as crianças normalmente já
estão em período de férias. Muitos familiares, preocupados com o que fazer para
as entreter, levam-nas ao shopping para passear. Isso, porém, pode se revelar
uma prática prejudicial à medida que expõem as crianças a um ambiente que
incita o estímulo ao desejo de comprar – ainda mais nesta época do ano.
Prefira, então, programar passeios ao ar livre, como parques, jardins, praia,
nos quais as crianças possam brincar.
5. Cuidados com as longas listas
de presentes
Para o público infantil, Natal é sinônimo de longas listas de
presentes. Diga às crianças para escolher um item da lista que elas
considerem o mais bacana, em vez de alimentar a expectativa de que vá ganhar
todos. Os pais, mães e responsáveis podem também incentivar os filhos a doar
brinquedos não usados para instituições que atendam crianças. É importante
que, desde cedo, sejam ensinadas a não associar datas comemorativas com
momentos tão somente para consumir e ganhar presentes.
6. Saiba que dizer “não” é
importante
Diante da insistência das crianças, é importante que mães, pais,
responsáveis e familiares em geral, saibam que dizer “não” faz parte do
processo educativo e pode ajudar as crianças a lidarem com frustrações
futuras.
Sobre o Instituto Alana
O Instituto Alana é uma organização da sociedade
civil, sem fins lucrativos, que reúne projetos na busca pela garantia de
condições para a vivência da plena infância. Criado em 2002, o Instituto é
mantido pelos rendimentos de um fundo patrimonial desde 2013. Tem como missão
“honrar a criança”.
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quinta-feira, 17 de dezembro de 2015
Criança e Consumo dá ideias para minimizar o consumismo infantil no Natal
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